Parto: do céu ao inferno

Dia desses me descobri grávida. E logo já adentrei a partolândia, que é o assunto que mais me interessava. E aí vi relatos lindos, histórias tocantes de mulheres que tentam resgatar o empoderamento pra parir suas crias, vi histórias não tão legais de como os médicos cesaristas tratam suas pacientes. Estudei os métodos, visitei casas de parto, consultórios, hospitais, conversei com mulheres.

A lógica desse assunto é sempre a mesma:

questionamento + julgamento + alguma história (trágica)

E velho, isso irrita, irrita pá porra. Porque todo mundo tem opinião formada sobre tudo e também porque estou inundada de hormônios borbulhantes que me deixam irritadíssima.

Se você fala que vai ter parto normal:
NOOOOOSSSSSAAAA, mas você é corajosa, cuidado pra não ficar toda laciada lá embaixo, vão te fazer episiotomia, vão usar fórceps, vão usar um rastelo pra tirar seu filho. Você não vai aguentar a dor, vai pedir anestesia peridural né?
História: eu tenho uma vizinha que ficou com incontinência urinária, ficou larga “se é que você me entende”, aí fizeram um corte que foi da vagina ao ânus, os pontos inflamaram, ela ficou péssima, teve que tomar antibiótico e não pôde amamentar o nenê e aí o peito empedrou. VIXI, aí já viu.

Se você fala que vai parir de forma humanizada num hospital:
NOOOOOSSSSSAAAA, você é louca! Isso é coisa de hippie! Olha quanta tecnologia já temos pra você ficar usando os métodos naturais. Mas você vai fazer no hospital né?! Mas se acontecer alguma coisa? E se seu filho entrar em sofrimento fetal? E se ocorrer uma emergência? Tem como chegar no bloco cirúrgico?
História: porque eu tenho uma prima, dessas, todas modernas que nem você que fez esse tal parto natural na água, a criança pegou uma bactéria horrorosa, a mãe pegou uma bactéria, todo mundo se contaminou, aí ela teve que ficar 10 dias internada.

Se você fala que vai parir em casa com médico, obstetriz e doula:
NOSSSSSAAAA, você é uma irresponsável! Vai pagar caro pra fazer em casa por um capricho, esse seu médico é bom mesmo? Se você gosta tanto dele porque não faz no hospital?
História: fiquei sabendo que um médico não chegou a tempo porque estava em outro parto e aí a criança ficou com problema.

Se você fala que vai parir em casa com enfermeira, obstetriz e doula:
NOSSSSSAAAA, você é uma irresponsável (pate 2)! Em casa não tem a assepsia dos hospital! Imagina seus gatos andando pela casa enquanto você está em trabalho de parto! Nossa, você não vai aguentar a dor, porque em casa não dá pra fazer anestesia. E se seu filho precisar ser reanimado? E se você tiver uma hemorragia?
História: fiquei sabendo duma mulher que ficou 42 horas em trabalho de parto, super exausta, e que o bebê demorou pra sair e aspirou mecônio. Você sabe, pode dar até lesão cerebral.

Se você fala que vai parir numa casa de parto do SUS com enfermeiras obstetras, obstetrizes e doulas:
NOSSSSAAAAA, mas como você é revoltada, quer mostrar esse seu lado socialista badabauê. Não sei porque paga plano de saúde. Já pensou você lá junto com um monte de outras mulheres do SUS? Deve ser uma sujeira, deve ser feio, deve ser longe, como você vai chegar lá em trabalho de parto? E se acontecer alguma coisa? Quanto tempo pra ir pro hospital? 
História: eu li no facebook que essa casa de parto não tem médico, e que teve uma vez que uma mulher chegou lá em trabalho de parto e não tinha leito e aí colocaram ela na ambulância pra levar pro hospital e aí não deu tempo e ela teve o bebê no caminho.

Se você fala que vai fazer cesária:
NOOOOOOSSSA, mas não vai nem tentar parto normal? Você sabe que pro bebê é muito mais saudável, pros pulmõezinhos dele. Você tá querendo estar maquiada é? Escovada? Só porque quer que a sua família de longe esteja na hora do parto. Muito egoísmo da sua parte. 
História: Eu tenho uma amiga que fez cesárea, ela ficou com muita dor por 15 dias, aí deu aderência nos pontos, tiveram que abrir ela de novo depois de uma semana pra descolar.

Se você fala que vai fazer cesária depois que entrar no trabalho de parto:
NOOOOOSSSSSAAAAA, como você é fraca, já que vai sentir o começo das dores já faz o trabalho todo, na minha época não tinha essa coisa de cesária, todo mundo paria e ninguém reclamava. Hoje todo mundo quer cesárea por preguiça.
História: Eu tenho uma conhecida que esperou entrar em trabalho de parto pra começar a cesária e aí foi muito rápido, deu dilatação total e aí deram uma anestesia que não pegou direito, cortaram ela e ela sentiu tudo. Um horror.

Então caro humano, veja, não dá pra agradar todo mundo. Até porque eu não estou aqui pra agradar, estou aqui pra parir, e do meu jeito, do jeito que eu e o pai do pirralho escolhermos, do jeito que o bebê quiser, quando ele quiser.

Então, apenas parem.