Micro-Momentos e o Caminho do Consumidor

O Mobile está mudando a forma como as marcas se comunicam com os clientes — a forma como eles identificam momentos-chave de oportunidade e como eles criam uma grande experiência para o usuário. Vamos falar um pouco sobre micro-momentos(micro-moments) e como eles se encaixam a viagem do consumidor(consumer journey).

O que é o Caminho do Consumidor( Consumer Journey)?

O Caminho do Consumidor, definimos como sendo um conjunto de estágios gerais.

1 — quando eles estão apenas começando a considerar uma categoria ou um produto.
2 — quando eles estão avaliando e realmente fazer comparações.
3 — quando as pessoas compram algo.

4 — E por último é o tempo após uma compra.

Então, isso é uma coisa. A outra é que a viagem do cliente continua após a compra. Pessoas continuam a procurar novas formas de utilizar um produto ou acessórios que eles podem adquirir junto a este novo produto. Eles também querem avaliar a sua compra e ler comentários, mesmo depois que eles compraram um produto!

O que fazer? Mico-Momentos!

micro-momentos e o caminho do consumidor

A chave para os marqueteiros é estar presente nos tipos de ambientes que alguém poderia estar em durante as diferentes etapas da viagem, quer seja em um motor de busca, em um ambiente de vídeo/YouTube, em um site varejista, em seu próprio site ou em mídia social. Cada etapa precisa ser pensada com muito cuidado para determinar os tipos de pessoas e o conteúdo que poderão precisar.

Em “momentos-chave” ao longo desta jornada, os consumidores estão demonstrando suas intenções muito claramente, no entanto que foram apelidadas de ”micro-momentos” — e essas são as oportunidades mais atraentes ao longo do novo caminho do consumidor.

Como ligar eficazmente micro-momentos?

As marcas podem identificar os micro-momentos reconhecendo, as vezes, quando alguém tem uma determinada necessidade. Alguém pode precisar de aprender algo, alguém pode precisar de fazer algo, ou alguém pode precisar comprar algo. É sobre criar conteúdo ou ferramentas para que as pessoas possam realizar o que quiserem naquele momento particular.

Gostou?

Atualmente sou Consultor e Analista de Marketing Dital pela empresa Tad Target, uma plataforma que desenovolvi para ajudar a conectar os micro-momentos dentro do caminho do consumidor. Sinta-se avontade para entrar em contato e solicitar uma ajudinha de como trabalhar suas estratégias de marketing ditigal com foco no caminho do usuário e seus micro-momentos.