Será que aprendemos a lição ?

Angelo Castelo Branco

Se um gestor moderno ganhar a eleição presidencial o primitivismo dificilmente voltará ao poder no Brasil. Esse é, ao que parece, o grande temor dos populistas que tentam desconstruir as eventuais novidades no campo eleitoral.

Quando o brasileiro verificar na prática as vantagens de uma gestão não ideológica que priorize a qualidade de vida coletiva, educação, saúde, segurança, delete indicações políticas para cargos executivos e faça com que a máquina elimine desperdícios, roubalheiras e se torne tão produtiva quanto uma empresa privada, tchau primitivismo. A eficiência contagia e cria novas referências e novas exigências nas sociedades. O anacrônico vai pro arquivo morto.

A competência e o pragmatismo construtivo são produtos de um arranjo político inteligente e moderno, algo que os últimos governos nunca souberam praticar. Pelo contrário, abraçaram o modelo populista retrô dos anos 50 que não serve mais sequer a Cuba. Os venezuelanos que o digam.

O PT cometeu um grande erro. Transformou o governo numa extensão do partido. Esqueceu que a metade do Brasil, que paga impostos, não concorda com isso. A população cansou de sustentar inúteis e arrogantes de. estrela na lapela e cérebro robotizado a serviço de chefes refastelados em mordomias. Dinheiro publico vem de todas as correntes ideológicas e não pode ser apropriado para sustentar compadres ou companheiros. Tem que ser aplicado em serviços e obras para todos.

Governo tem que ser estruturado com pessoas capacitadas e competentes. Com especialistas que entendam profundamente de cada área a ser administrada. Nomearam um ministro da Pesca que confessou não saber distinguir uma isca de um anzol. Esse episódio tornou-se emblemático de tudo o que aconteceu no aparelhamento petista do sistema administrativo brasileiro. Deu no que deu. Uma bomba de efeito retardado que explodiu a economia e produziu 14 milhões de desempregos.

Será que aprendemos a lição?

    Angelo Castelo Branco

    Written by

    Graduado em Jornalismo e em Direito é autor de artigos e livros que remetem às suas passagens por jornais, TVs e comentários em rádios.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade