O que aprendi com 2017 e o que fazer em 2018?

O ano de 2017 foi muito bom. Muitas conquistas, metas atingidas, crescimento pessoal e profissional. Vários momentos de muita dar de cabeça, vontade de desistir, mas por fim tudo deu certo. Não foi possível atingir todas as metas, mas foi possível aprender com cada erro e derrota.

Para alguns o findar de um ano, significa apenas uma volta completa da terra ao redor do sol, para outros apenas um número, um período para gerar estatísticas, mas para muitos significa um quadro em branco, um recomeço, a oportunidade de almejar coisas novas e realizar mudanças.

Quando olhamos 2017, temos que ser críticos e analisar friamente, as conquistas e derrotas. Nas conquistas, de maneira racional, entender quais foram os motivos que nos levaram ao sucesso, compreender que nada é por acaso e repetir essas ações positivas. Até mesmo ganhar na mega-sena não é um ato de sorte, pois foi necessário uma ação, apostar. Foi necessário investir uma pequena quantia, selecionar alguns números e ir até a lotérica. Nada acontece por acaso.

Nas derrotas, temos que visualizar o que nos levou a ter um insucesso. Faltou vontade? Será que fui dedicado o necessário? Será que aquela oportunidade, que parecia tão boa, era pra mim? Fiz os sacrifícios necessários?Eu me preparei para conquistar aquela posição que tanto desejava? Fui ético com a sociedade, família e amigos? São perguntas que precisam ser respondidas com sinceridade.

2018 pra mim representa 365 dias de novas oportunidades. Onde eu tenho o poder de decidir se terei sucesso ou fracasso. Posso ter grandes conquistas ou perder. Sou eu quem decide se posso dar mais um passo a frente e me preparar para os oportunidades, ser capaz de ter um cargo que tanto desejo, ou ver mais uma oportunidade passar a minha frente e ficar parado. Cabe a cada um olhar de maneira crítica e ser capaz de compreender onde quer chegar.

Que em 2018 todos possamos definir metas boas, que possamos ajudar o próximo, compreender a necessidade de buscar conhecimentos e estar preparados para o futuro. Feliz 2018!