A importância do brincar

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança.

Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções, aprende regras, testa habilidades físicas como correr, pular, dividir, ganhar e perder. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho.

A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar não passa de entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes, com isso barram etapas importantes para o desenvolvimento infantil. Acreditam que cortar as brincadeiras e exigir organização, contribuirá para a maturidade da criança, mas nem sempre essa é a melhor atitude. Brincar é necessário e devemos incentivar as atividades infantis a todo momento.

Como incentivar seu filho a brincar

  1. Crie uma agenda com horários diários ou semanais para brincar com seu filho, esse pode ser o primeiro passo para garantir uma rotina divertida para ambos. Contrapartida diminua os afazeres extracurriculares, de maneira que equilibre todas as atividades.
  2. Participe da brincadeira dos filhos, isso lhe dará a vantagem de conhece-los melhor. Toda criança se expressa brincando, observe-os e descubra seus pontos fortes e fracos, temperamento, habilidades e muito mais. Juntos também aumentarão o grau de confiança e o vínculo entre pais e filhos.
  3. Dê brinquedos de variados tipos e materiais. Não encha as meninas somente de bonecas e nem presenteie os meninos sempre com um carrinho. As crianças precisam experimentar de tudo, cada brinquedo traz um significado e aprendizado, desperta também o interesse e curiosidade dos pequenos de variadas formas.
  4. Não dê tanta importância ao brinquedo e sim ao brincar. É possível improvisar brinquedos com uma caixa de papelão vazia -eles adoram-, frutas, papel ou qualquer outro objeto simples, as crianças possuem uma imaginação muito criativa, que transforma itens básicos em super brinquedos, mas nada como a imaginação e diversão em si para suprir as coisas materiais.

O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora das crianças e o brinquedo passa a ser a essa linguagem, pois nesse momento ela se expressa, manifesta seus sentimentos e desprazeres.

E ressaltamos que, tão importante quanto brincar, é a brincadeira em grupo que favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperar, liderar, competir, obedecer às regras.

A Animarte incentiva o brincar há mais de 15 anos.

Nós da Animarte atuamos no Live Marketing em todo o Brasil, com expertise no nicho Kids and Family, em todos os nossos projetos, propostas e ações voltadas para o público infantil, injetamos uma quantidade extra de carinho e diversão, pois foi através desse público que começamos a nossa história, veja abaixo alguns cases que tivemos o imenso prazer em realizar:

Nickelodeon — Dia de Brincar 2016

No dia 27/07/2016 aconteceu a 1ª edição do Dia de Brincar Nick, evento este desenvolvido e operacionalizado 100% pela Animarte e com o objetivo de levar crianças e famílias em um dia de muita diversão, atividades, shows e brincadeiras ao ar livre.

Durante três horas, o canal trocou a programação por uma chamada contínua que estimulava as crianças a saírem de casa para brincar com amigos e família.

Esta 1ª edição aconteceu no Centro Esportivo Tietê, das 10h às 17h e contamos com mais de 5.700 pessoas e cada uma com um sorrido especial no rosto, além dos personagens exclusivos da Nick interagindo e tirando fotos todos.

E em 2017 já está previsto que este lindo evento se repita.

Outback Kids

Com o objetivo de diminuir a sensação de espera das famílias nas filas dos restaurantes e gerar uma experiência positiva das crianças com a marca, a Animarte foi chamada para ajudar a criar a plataforma Kids da rede Outback.

Atualmente atuamos em 50 restaurantes de todo o Brasil realizando diversas atividades lúdicas e disseminando a cultura Outback para crianças e famílias.

McDonald's

A Animarte presta consultoria há mais de 10 anos em pesquisa e desenvolvimento para a plataforma de crianças e famílias do McDonald’s.
A Estação Happy é um evento de entretenimento que consiste em uma série de atividades voltadas para crianças.

É uma estação itinerante que iniciou em 2005 e já rodou a maioria das grandes capitais do Brasil.

Santander

Atendendo desde 2009, a Animarte traz ao Natal Divertido Santander uma série de entretenimentos, que proporciona experiências únicas aos filhos dos colaboradores Santander.

Cartoon Network — Diversão em Ação

Em parceria com a agência @Spicycomm, a Animarte desenvolveu um espaço lúdico para Cartoon Network Brasil.

Uma ação conjunta com a Sky que acontecerá em diferentes regiões do país.

Festival Nossa Rua!

Não poderíamos deixar de citar o nosso querido Projeto Proprietário Nossa Rua!

Um projeto idealizado para crianças, famílias e formadores de opinião, que acontecerá em breve , com objetivo de incentivar arte, cultura, lazer e cidadania para a população, expandindo assim o convívio e o contato com a cidade, que é de todos!

Ufaa!
Parece que deu para mostrar um pouquinho do que curtimos fazer não é?

Outros projetos para o público infantil estão na "casa", mas não estragaremos a surpresa né?
Deixaremos para o próximo post, até lá! 😉

Para conhecer mais sobre a Animarte acesse:
wwww.animarte.com.br
Facebook: Fb.com/animartees
Instagram: @animartees
Twitter: @animartees
Linkedin: br.linkedin.com/in/animartees

Posts relacionados: