Estudo de caso UX/UI: E-Commerce

Anna Carolina Moraes
5 min readAug 29, 2022

Projeto desenvolvido no Bootcamp de UX/UI da Ironhack

Equipe

Antes de iniciar sobre os processos de desenvolvimento do trabalho, gostaria de informar que este projeto foi realizado em parceria com:

Beatriz Lopes

Luiz Alberto

Todos os integrantes do grupo participaram dos processos de pesquisas até o desenvolvimento do protótipo tendo como tempo 3 semanas.

Overview do Projeto

Neste projeto, recebemos um briefing que tinha como desafio encontrar um pequeno comércio que poderia ou não ter um website ativo para vendas. A partir disso deveríamos analisar seus concorrentes e então pensar em como poderíamos entregar a melhor experiência de compra online para os usuários desse pequeno comércio, tendo como foco um site desktop.

Sendo assim, a empresa escolhida para o projeto foi a loja de cosméticos Água Fresca, esse comércio tem como proprietária a minha mãe (Ana Maria Moraes) e possui atividade de venda física com loja na cidade de Sumaré/SP e por meio on-line através de status no WhatsApp, como também na página comercial do Instagram: Água Fresca.

Processo de Pesquisa

Para iniciar realizamos uma entrevista com a stakeholder, para conhecer a história da empresa, quando ela decidiu abrir a loja, quais as dificuldades encontradas, qual o perfil dos clientes, quais os obstáculos e qual a visão de futuro que ela tem para o seu comércio. Logo nos foi informado que sua maior dificuldade é a falta de experiência em usar meios eletrônicos para divulgação dos produtos e alcançar mais clientes na cidade e não somente os que estão localizados no bairro.

Na sequência realizamos o benchmarking, para verificar como as lojas concorrentes ou grandes empresas trabalham com seus produtos. Isso foi bastante interessante para entender como se dá o processo entre as lojas.

Demos uma olhadinha no que já existe no mercado em relação aos sites de beleza mais visitados e encontramos os seguintes: Beleza na Web, Sephora, Shoppe, Época Cosméticos e Amazon.in.

Sabendo a funcionalidade de cada um desses e-commerces, a pergunta que teríamos é: qual seria nosso diferencial, nossa proposta para o Água Fresca? Para isso, demos o ponta pé nas pesquisas.

Benchmarking realizado entre os sites de empresas de beleza mais visitados.

Após analisar os concorrentes, decidimos fazer uma survey no ‘Google Forms’ para entender qual o perfil do usuário e qual seria uma jornada satisfatória de compra de cosméticos dentro de um e-commerce. E tivemos os seguintes resultados:

Survey:
Mais da metade são mulheres entre 20 a 30 anos.
95% mora no Sudeste.
70% realiza compra de cosmético online.
50% realiza compras em sites de nicho voltado a cosmético e não sites “gerais”.
As pessoas buscam por praticidade, descontos e variedade.
As pessoas (61,5%) usam avaliação do próprio site do produto antes de comprar.
A prioridade da compra são avaliações e qualidade dos produtos.

Para se aprofundar mais nesses dados, decidimos realizar algumas entrevistas no período de três dias e chegamos nas respostas:

· A maioria esmagadora das respostas (87.5%) foram de mulheres entre 20 e 30 anos.

· Maioria dos entrevistados compram produtos cosméticos pelo menos uma vez ao mês.

· Alguns clientes estão interessados ​​apenas em produtos veganos ou com a menor quantidade possível de produtos químicos.

· Preço, qualidade do produto, análises e recomendações de especialistas influenciam bastante no processo de compra.

· Redes sociais interferem na escolha do produto.

· Clientes costumam escolher a compra digital pela praticidade.

· A pandemia aumentou o mercado de compras online no setor de cosméticos.

Persona

Com todas as informações coletas, criamos uma Persona que representasse um consumidor de cosméticos, com o intuito de poder visualizar as principais dores e necessidades encontradas na survey e nas entrevistas.

Com isso chegamos na seguinte persona: Marcela, uma jovem que adora música e trabalha como Dj, está sempre conectada nas redes sociais e gosta muito de cuidar de seu cabelo e sua pele, buscando produtos de qualidade, pois em relação à sua pele tem sofrido com acne desde sua adolescência.

Persona Marcela

Identificando os pontos de dores, nas frustrações com a falta de informações confiáveis dos cosméticos e também por acabar gastando dinheiro com produtos ineficazes.

Definição do Problema

Com base nas informações da nossa Persona Marcela, conseguimos entender que a maioria das pessoas tem dificuldade em encontrar produtos de beleza de qualidade para suas doenças de pele. As grandes marcas não oferecem informações ou buscas personalizadas dos produtos.

Solução

Como o e-commerce Água Fresca poderia se diferenciar então? Dessa forma, pensamos na possibilidade de o usuário fazer seu próprio perfil personalizado de acordo com sua pele e assim criar um site de beleza totalmente customizado, sem precisar procurar avaliações em outros sites.

Assim, para o usuário encontrar produtos de beleza apropriados utilizando o perfil personalizado seria considerado:

  • Tom de pele
  • Tipo de pele
  • Doenças de pele
  • Tipo de Produto

Também é possível escolher o tipo de produto (como vegano ou clean beauty, por exemplo) e também sobre o tratamento da pele.

Desenvolvimento da Solução

Para implementar o e-commerce conseguimos criar um Sitemap, que é uma visão geral do site que mostra a direção de onde o usuário pode navegar e as categorias encontradas na página.

Sitemap

Em seguida realizamos o protótipo, com o objetivo de verificar se a arquitetura desenvolvida estava de acordo com o fluxo de compra que os usuários normalmente realizam.

Você pode testar o protótipo clicando aqui

Tela Criar Perfil.
Tela em que o usuário pode escolher seu tom de pele e tipo de pele para uma melhor recomendação do produto.
Tela inicial site.
Espaço personalizado com produtos veganos e opinião do especialista.

Dessa forma podemos dizer que a Água Fresca não é apenas um e-commerce como a maioria que encontramos na internet, mas sim um lugar onde se tem informação de especialistas e uma solução para as usuárias que buscam cosméticos adequados às necessidades de sua pele.

Aprendizados

Durante o desenvolvimento do projeto, confirmei a importância de um bom trabalho em equipe.

Para o futuro

Trabalhar melhor na opção “Criar um Perfil” na página principal, pois nos nossos testes de usabilidade as pessoas pulavam essa etapa e já escolhiam explorar o site todo antes disso.

Obrigada!

--

--