Estudo de caso: Wellness Institute

Anna Carolina Moraes
7 min readOct 30, 2022

Projeto desenvolvido no Bootcamp de UX/UI da Ironhack

Equipe e Escopo

Antes de começar a falar sobre os processos de desenvolvimento, gostaria de informar que este projeto foi realizado por mim juntamente com:

Kelly Ann e Priscila Medeiros.

Todos as integrantes do grupo participaram dos processos de user Research, ideação de soluções e criação protótipo. O projeto teve como tempo limite de 3 semana.

Overview do Projeto

Neste projeto, recebemos um briefing que tinha como desafio desenvolver um aplicativo de bem-estar para a National Wellness Institute, que ajudasse as pessoas a manterem um estilo de vida saudável. Com o requisito de que nosso aplicativo acompanhe o progresso do usuário e o estimule a se comprometer com um estilo de vida mais saudável.

No final do projeto deveríamos entregar um aplicativo Nativo e uma página desktop.

Início

Para começar o projeto, decidimos realizar uma pesquisa de mesa na internet, procurando entender sobre os diferentes tipos de bem-estar existentes e suas dificuldades. Dentre eles encontramos: saúde física, saúde mental, saúde social, saúde intelectual, saúde ocupacional e saúde espiritual.

Após essa pesquisa inicial, entendemos como são categorizados os diferentes tipos de bem-estar e escolhemos trabalhar em cima da categoria de saúde mental com foco na ansiedade.

Assim a próxima etapa seria obter insights sobre ansiedade (definições, sintomas, causas, tipos e dados mais relevantes).

Vamos falar um pouco sobre Ansiedade

Para uma melhor entendimento sobre ansiedade, entrevistamos dois profissionais de saúde (uma psicóloga e um médico psiquiatra), que nos trouxeram muitas informações sobre o tema e responderam algumas dúvidas que tínhamos de início.

Assim, podemos definir ansiedade como um termo guarda-chuva em que se tem uma série de patologias e conceitos não patológicos, ela ocorre dependendo do grau de prejuízo que a pessoa tem.

A ansiedade apresenta alguns sintomas físicos, os mais comuns são: taquicardia, falta de ar, sudorese e mão frias. Ela também pode ser classificada, dependendo do diagnostico como: TAG (transtorno de ansiedade generalizada), fobia social, síndrome do pânico, agora fobia, Toc e estresse pós-traumático.

Alguns dados importantes que encontramos foram que de acordo com o relatório Mundial da Saúde Mental de 2022 divulgado pela OMS, mostra que apenas no primeiro ano de pandemia, 76 milhões de pessoas tiveram ansiedade e que o Brasil é o país com mais casos de ansiedade no mundo, com mais de 18 milhões de pessoas.

Assim abordar o tema da ansiedade seria muito interessante, pois entendemos que falar sobre esse assunto é muito pertinente, além disso, a pandemia causou mudanças na rotina das pessoas, o isolamento social foi um deles e isso trouxe impacto na saúde mental das pessoas. Um app com proposta de cuidado nesse sentido seria algo positivo.

Processo de Pesquisa

A partir disso, decidimos fazer uma survey no ‘Google Forms’, para entender as dores dos usuários em relação a ansiedade, terapia e uso de aplicativos de apoio a saúde mental.

Após coletar as respostas, analisamos os dados e os que mais chamaram atenção:

· mais de 97% das pessoas diz ter algum tipo de ansiedade;

· 84% Já fez uso de algum app relacionado à saúde mental;

· mais de 35% faz terapia;

Entrevistas

Com base na Survey decidimos realizar 6 entrevistas com pessoas que tem algum tipo de ansiedade e ouvimos o que elas tinham a dizer sobre o tema ou como isso impactava em suas vidas.

Algumas das respostas foram as seguintes:

“Sofrer com o que não se pode controlar”

“Antecipação de inseguranças, medos e traumas”

“Ficar pensando no futuro constantemente”

“Como se eu estivesse me afogando em um mar de sentimentos”

“Ansiedade é quando eu não tenho paz mas não sei o motivo, fico nervosa e triste, quero fugir mas não sei para onde”

Além dessas entrevistas, gravamos também duas entrevistas com profissionais de saúde (psicóloga e psiquiatra), como já dito anteriormente, para explicarem um pouco mais sobre ansiedade e seu tratamento.

Job Stories

Com todas as informações das pesquisas e entrevistas em mãos, criamos o job stories, que nos auxiliou com mais detalhes a ter uma compreensão mais ampla dos problemas e a geração de possíveis soluções. Usando Job Stories é possível apresentar por escrito (mesmo antes de uma única tela ser criada) a experiência do usuário pretendida. Isso é ótimo para obter pensamentos sem provocar soluções predefinidas muito cedo.

Ex. de histórias criadas para chegar no problema:

WHEN: Quando uma pessoa é ansiosa

I WANT TO: Ela quer ajuda de um profissional

SO I CAN: Para aliviar os sintomas

WHEN: Quando não tenho condições financeiras, mas preciso fazer terapia

I WANT TO: Eu quero opções acessíveis e de qualidade para cuidar da minha saúde mental

SO I CAN: Então eu busco por apps de saúde mental, que possam me auxiliar

Persona

Juntando as informações coletadas nas pesquisas, criamos uma Persona que representasse alguém com ansiedade, com o intuito de poder visualizar as principais dores e necessidades encontradas na survey e nas entrevistas.

Foi ai que criamos a nossa persona, a Fernanda.

A Fernanda é muito comprometida com o seu trabalho, porém a pandemia e as regras de isolamento afetaram bastante na ansiedade que ela já sentia. Isso fica ainda mais claro quando criamos a jornada do usuário.

Definição do Problema e Solução

A partir dessas informações, definimos a

Declaração do problema:

Jovens ansiosos precisam uma maneira de sentirem menos estressados pelos pensamentos que são causados pela falta de controle sobre a situação.

Definição da solução:

Desenvolver um app de saúde mental que irá auxiliar no controle dos dias e tarefas dos usuários com problemas de ansiedade, em conjunto de um profissional nesse processo.

Brainstorming

Nosso time começou a idear com um brainstorming, a partir daí entendemos que a interface deveria ser amigável e intuitiva.

Analisamos o mercado e percebemos que nenhum aplicativo focava no planejamento diário compartilhado com o profissional, então foi algo que pensamos em dar um melhor destaque.

Diversas funcionalidades foram avaliadas, mas precisávamos definir nossas prioridades para o MVP (Produto viável mínimo), e focamos em um flow principal que foi: um aplicativo que, monitore seu humor diário, forneça objetivos para serem alcançados e compartilhados com seu psicólogo para acompanhar sua evolução, além da opção de terapia on-line, por ser algo muito válido.

FLOWS

Depois de priorizar nossa funcionalidade partimos para o sitemap e user flow desejável.

(Sitemap)
User Flow para simular o fluxo principal do usuário dentro do nosso aplicativo.

Lo-fi

No protótipo lo-fi entendemos ainda melhor o flow principal. Abaixo as telas principais que foram pensadas.

Teste de conceito

O teste de conceito foi realizado com pessoas ansiosas que tinham interesse em usar o app. O intuito do teste era saber se o flow principal estava claro e intuitivo. Alguns feedbacks:

“Eu queria muito um app assim”

“Recursos bem simples de entender e que não deixa com dificuldade de navegação”

“Queria enfatizar que essa reflexão do dia eu achei muito legal, pois humaniza esse processo de você ficar escrevendo o que aconteceu de forma objetiva.”

Seria legal colocar nos emoticons uma classificação tipo: estou mal por isso… ex: tpm.

Fica mais fácil de ver períodos que fiquei mal, mas por outra razão.”

Mid-fi

Em seguida realizamos o protótipo Mid-fi, com o objetivo de verificar se a arquitetura desenvolvida estava intuitiva, fácil de ser utilizada pelo usuário.

Teste de usabilidade

O teste de usabilidade foi realizado com pessoas ansiosas e também com aquelas que dizem não ser ansiosas. O intuito do teste era saber se a usabilidade do app estava clara e também entender o que poderia ser melhorado. Recebemos respostas como:

“Consigo entender bem a sequência das telas.”

“Gostei muito dos botões e da tela referente a add emoções.”

“Senti falta da indicação do mês no calendário.”

Hi-fi

Obtivemos bons feedbacks com o teste de usabilidade, adaptamos o que era necessário e partimos para protótipo de alta fidelidade e assim criamos o App Spark:

Landing page

Para finalizar, desenvolvemos uma landing page, onde o usuário poderá ver mais informações do nosso aplicativo e baixá-lo.

Você pode verificar o protótipo aqui

Próximos passos

Como próximos passos deixamos as seguintes idéias:

Criação de grupos de apoio;

Sessões de terapia em grupo;

Melhorias em possíveis bugs;

Terapias alternativas, como meditação, yoga, etc.

Aprendizados

Durante o desenvolvimento do projeto, descobrimos a importância de manter um bom cronograma e como separar o trabalho entre a equipe para nos mantermos produtivas. Foi um trabalho completo em que cada uma pode desenvolver melhor seus conhecimentos e não posso deixar de elogiar minhas parceiras de projeto que foram incríveis.

Obrigada!

--

--