
Afinal, gato ou Leão?
Sabe aquele gatinho manhoso, fofo que aquando se olha no espelho vê o rei da selva? Pois é, tenho me sentindo assim ultimamente. Dependendo do dia, uma leitura particular da cena para chamar de sua. Brincadeiras à parte, em 2015 assumi o desafio de renovar a Escola Dom Cipriano Chagas. Não é pouco desafio não. Para começar não tinha muita experiência com educação a não ser o período em que fui professora assistente de fotografia em Nova York para adultos e adolescentes.
Em compensação, tenho uma fé inabalável que só através da educação da criança, no investimento massivo na formação desse projeto de cidadão, podemos esperar um futuro melhor para o país e para todos. Só através do incentivo à curiosidade, na segurança para sonhar e na liberdade para se descobrir temos alguma chance no amanhã. Por isso me apaixonei pela Sociedade Providência. Através dela posso realizar muitos dos meus sonhos, mudar uma vida, fazer a diferença, formar centenas de pessoas conscientes de seu papel na sociedade, conviver com a alegria das crianças e por que não?… Sonhar em entre as melhores escolas fundamentais do Rio de Janeiro.
Está aí um dos momentos em que me vêm à cabeça a imagem do gatinho e do leão. A Sociedade Providência, na forma da Escola Dom Cipriano Chagas, carinhosamente chamada Escola DOM*, muitas vezes é um gatinho, preso a um corpo pequeno e talvez frágil. Mas o sonho é ser um leão, forte e grande. Entre a vida real e a vida sonhada tem um espaço que nos distância, ao mesmo tempo em que matamos um leão por dia na escola. Mas os objetivos não são baseados neles. E sim nos sonhos. A partir deles, os sonhos, corremos atrás.
Cada um dando o máximo de si. Todos juntos e misturados: professoras, auxiliares, equipe de apoio, voluntários e benfeitores. Falei que a escola é uma iniciativa privada que oferece educação de qualidade em horário integral para 200 crianças de baixa renda? Quer um exemplo? Sonhamos com uma escola mais colorida, mais alegre, mais aconchegante para que as nossas crianças pudessem se sentir mais estimuladas a aprender, a perguntar, a apreciar o belo e a cuidar do que é belo e coletivo para que ele continue assim. Com a ajuda de diversos doadores que acreditam nesse sonho, compramos as tintas e todas as salas de aula agora são de cores diferentes. A reação das crianças quando voltaram às aulas? Felicidade total! Todas queriam percorrer a escola para ver como ficou. Voltando ao gatinho e ao leão. O gatinho se olha no espelho e já vê a escola toda reformada: paredes coloridas; móveis novos; a Sala das Descobertas com vários microscópios para aula de ciências, mapas e globos para aulas de geografia e história, planetas pendurados pelo teto — uma viagem no tempo e no espaço; a Biblioteca com títulos novos, puffs coloridos; a Sala de Cinema toda pronta e as crianças vendo filmes com qualidade de cinema e aprendendo a debater depois os temas em salas de aula desenvolvendo o pensamento crítico; o pátio com a quadra poliesportiva renovada e todo pintado; os consultórios da Clínica de Psicologia acolhedores para receber todo tipo de história e se mostrarem um porto seguro para cada criança que lá entra. Consultórios de Dentista, Pediatria e Fonoaudiologia a todo vapor. A Sala de Ritmos repleta de instrumentos de percussão para as crianças explorarem os limites da música e dança. Sem falar na Sala de Artes e Cyber Lab. Ufa! Estamos quase lá na vida dos sonhos, mas por enquanto… na vida real terminamos de pintar, reformar os consultórios dentário e de psicopedagogia, cinema e pátio coberto. Microscópios, mapas, quadra e etc ainda estão nos sonhos, mas mais perto de se transformarem em realidade. Um leão por dia.

Essa experiência não foi só dessa vez. Muitas vezes ao longo desse longo processo que começou em 2015, eu sei que vamos ser vistos como um e como outro. Gatinhos, quando estivermos diante de um desafio grande demais. E seremos leões quando precisarmos superar esse mesmo desafio. A reforma estética é a base para a reforma do pensamento, do agir. Através do novo ambiente, começamos a mexer nas atividades diárias, nos relacionamentos, nos desafios mais profundos. Um leão por dia. Agora sim, o gato e o leão vão se intercalar com mais intensidade. Não tenho dúvidas que eventuais arranhadas e mordidas serão sentidas. Mas é aí, nesses momentos, entre um e outro, que está a vida real. Ela ainda não é o sonho, mas foi além do que era antes.
#amooquefaço #souresponsável #nãodesisto #nãoestousozinho #avitóriaécerta
*Quer conhecer mais da Escola DOM? Clique aqui e faça parte dessa rede do bem.
O nosso sonho? Ser a Fábrica DOM de Sonhos, em que cada criança alcance o seu potencial e sinta-se realizada ao longo da sua vida.