Tutorial: Como encontrar poesia em qualquer texto
Em um outro tutorial, já ensinei como fazer seu jornal poético (aquelas poesias que se popularizou com o Austin Kleon). Porém, ao longo do tempo fui alterando as minhas poesias então resolvi fazer um novo tutorial!
É bem simples e você vai conseguir encontrar poesia em qualquer texto. Vem aprender!
1. Tesoura, cola e papeis na mão!
Além dos papeis que serão recortados, é bom ter um papel limpo para colar as palavras. É claro que você pode usar o fundo que quiser: um desenho, uma pintura, a capa de um livro… Eu fiz um caderninho só pra colar as minhas poesias.
Para encontrar e recortar as palavras você pode usar revista, jornal, livro velho e, literalmente, até bula de remédio (veja o próximo passo!).
2. Procure as palavras e comece a recortar
Eu sempre sigo a minha intuição. Se uma palavra ou trecho me “prendeu”, eu recorto e vou vendo onde isso vai me levar. Às vezes, pensar demais não ajuda. Siga aquilo que for te chamando a atenção e crie algo com as essas palavras que te “despertam”.
Se recortou alguma frase ou palavra e decidiu não usar, guarde-as. Elas podem ser úteis em outras poesias. No próximo passo, vocês vão ver meu potinho com palavras e imagens recortadas e não usadas (ainda!).
3. Misture outros textos se for necessário
Se depois de insistir procurando por mais palavras naquele texto, parecer que nada se encaixa. Pegue outro texto. Não tenha medo de misturar.
Eu dou preferência para encontrar poesias em um único texto; mas, se precisar, sempre recorro ao meu potinho com papeis aleatórios ou a algum outro texto.
4. Hora de colar
Pegue a folha onde a poesia será colada e organize as palavras da melhor forma que achar. Centralizadas, alinhas à esquerda, uma única linha com toda a poesia… Explore as opções e conheça sua favorita.
Depois de decidir onde quer cada palavra, cole cada uma. Eu sempre deixo todas montadas onde quero e colo uma por uma sem bagunçar as outras. Assim, não me perco em como vai ficar a poesia completa.
5. Tirar foto e compartilhar!
Tchraaan! Sua poesia está pronta!
Aproveite a luz do sol, tire uma foto melhor que a minha e compartilhe usando #jornalpoetico.
Esse tutorial foi escrito há algum tempo no meu antigo blog e agora faz parte do meu curso gratuito Blackout Poetry na prática: Aprenda fazer seu jornal.