Era uma sexta-feira chuvosa e eu ansiava em conhecer o modesto café do fim da rua. Estava seguindo o conselho da minha amiga Lili logo após o término do meu casamento:

-É importante criar seus próprios rituais, momentos seus com você. Rituais tão gostosos e tão íntimos que nada nem ninguém consiga ser mais interessante.

E, assim, na segunda sexta-feira logo após o término, eu resolvi ir ao café que sempre me chamou atenção, mas que o Antonio, meu ex, nunca topava visitar comigo — e eu acabava desanimando e ficando em casa.

Levei os trabalhos de início de semestre de alguns alunos para corrigir, pedi um café (que não estava muito bom), bolachas e, após a decepção com o café, um chá de especiarias que estava simplesmente incrível. Com os olhos fechados, saboreando aquele líquido quente que quase me proporcionava um orgasmo, eu decidi que esse seria o meu ritual: chá e bolachas às sextas. …


Image for post
Image for post
#paracegover carta de baralho com foto tratada da Linn da Quebrada escrito “Queen” do lado

Cresci ouvindo que, um dia, eu seria um grande rei, mas que antes deveria me tornar um valete corajoso e desbravador. Sei lá, isso nunca me interessou muito, eu só queria me divertir. Mamãe me incentivava com jogos de raciocínio e papai me ensinava técnicas de lutas de um grande guerreiro. Eu achava super legal, mas não entendia porque aquilo tudo tinha a ver com ser um grande rei. Eu não poderia simplesmente aprender a lutar ou a raciocinar só por ser uma pessoa? O que isso tinha a ver com ser rei, gente? Eu hein.

De qualquer forma, a pressão continuava, cresci e me tornei uma pessoa completamente diferente do que eles imaginavam e exatamente o que eu via no espelho. A nossa família vinha de uma longa tradição de baralhos tradicionalíssimos do naipe de paus. Meu pai era um grande rei, meu irmão era o quatro e, não sei se vocês sabem, a carta mais forte do truco. Mamãe era um coringa nato, versátil e extremamente funcional em qualquer tipo de jogo. Já eu, não virei valete nem quis ser rei. Na verdade, aprender tudo que aprendi me tornou uma pessoa melhor e mais segura e, hoje, faço parte de um grupo seletíssimo do baralho: o das rainhas de paus. …


Ter uma deficiência leve é, o tempo todo, ser medido pela régua dos outros e ouvir um: ah, seu caso nem é tão grave assim. Você, ao menos ___________ (insira aqui o que você consegue fazer que outros PcD não fazem).

Ter deficiência leve é entender que o mundo vai ser mais difícil pra você, mas por ser mais fácil do que pra outras pessoas, o seu caso não será levado em consideração.

Ser deficiente, precisar de ajuda ou não para entender determinadas coisas não é engraçado e jamais deve ser motivo de piada (ou romantização). Eu já perdi as contas da quantidade de vezes que uma pessoa veio falar no meu ouvido surdo só para ver se era surdo mesmo. …


Traduzido do original: https://uxplanet.org/top-questions-to-ask-before-designing-anything-2141c7f64888

Apergunta certa, no momento e no contexto certos, podem fazer um impacto significativo sobre como um recurso/produto vai ser feito.

Quando eu estava começando, não entendia por que as empresas não levavam os designers a sério quando se tratava de decisões de alto nível para os produtos. Trabalhei em várias startups e a atitude era mais ou menos a mesma: depois que a equipe de gerenciamento definia o caminho e as soluções que precisávamos, vinha ao departamento de design para a “aparência de doces”.

Alguns anos depois, eu entendi que se a gente mudasse o diálogo de “Ok, vou fazer o que você pediu” para “Claro, mas qual o problema de negócios você precisa resolver? O que você pediu vai atingir o objetivo?” as coisas seriam vistas de maneira diferente. Ao fazer a pergunta certa, você se tornará um designer melhor e terá uma conversa de negócios mais adequada. …

About

Anne Mendes

Mestra em Design, professora, curiosa e musicista

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store