QUERO MAIS CRISES

Anny Mesquita
Aug 24, 2017 · 2 min read

Estou desaprendendo, desacelerando, descomplicando. Estou questionando o que me foi ensinado para adicionar outros pontos de vista. Estou despindo-me, tornando-me vazia para preencher-me de tudo aquilo que me completa de verdade. Sou grata por essa crise!


Desde meu último ano de faculdade me vi sem chão. Eu não concordava com o sistema hospitalar. Eu não queria aquela pressão psicológica invadindo meus dias e noites. Não queria prescrever 10 remédios para um paciente só. Não queria ouvir palavras rudes. Não queria fazer tudo correndo, simplesmente porque pressa é a palavra chave dentro dos hospitais. Não queria passar por burnout. Eu não queria me sentir inferior por não saber. Não queria competir o tempo inteiro com meus colegas de sala. Estamos nessa faculdade para aprender a ter equilíbrio emocional e profissional. Mas o que o sistema faz com a gente? Nos sufoca! Quantos e quantos médicos estão deprimidos, sem qualidade de vida alguma, ganhando peso, perdendo famílias devido ao excesso de trabalho. Quantos acadêmicos estão sem lazer, sem esporte, sem leitura complementar para ampliar a visão de mundo, pois sentem-se obrigados a estudar a todo segundo. Não quero generalizar nem ser extremista, mas precisamos falar sobre isso. O sistema médico nos aperta por todos os lados caso não saibamos impor limites a ele. Precisamos questioná-lo. Sobrecarga de trabalho mata nossa vida, nossos sonhos, nossos dias, nossa energia, nosso lazer. Precisamos reivindicar nossos direitos e também diminuir nossa ganância.


Eu precisei de 3 anos de crise para aprender a dizer não. Depois de 15 anos com o pé no acelerador, eu parei. Meu corpo, minha mente e minha alma não aguentavam mais. Foi engraçado vivenciar esse movimento reverso dentro de mim. Eu nunca havia me permitido parar! Era inaceitável para mim! Ser ativa era a regra e, caso contrário, somos considerados preguiçosos. Parei. Não somos robôs. Temos vida pessoal. Temos sentimentos. Quero escrever a minha história e ter prazer em acordar todos os dias de manhã.


Quero mais crises! Elas nos fazem repensar.

)