Antes das Quatro
Aug 28, 2017 · 2 min read

Lilian,

Hoje os ipês começaram a despertar. Na frente da minha janela tem um amarelo que gosto de admirar, mesmo com o poste e os fios de energia, penso que no céu não deveria ter a intervenção do homem.

Duas ou três ruas antes da minha existe uma calçada com inúmeros ipês, lembro da primeira vez que os avistei, parecia que eu tinha ganhado na loteria — talvez tivesse. Eu peguei a minha câmera e corri para fotografa-los, foi mágico, mesmo escutando murmúrios de que aquela árvore sujava a rua. Penso que na terra não deveria ter a intervenção do homem.

Muito me entristece saber que jogar lixo no terreno baldio não é considerado monstruosidade e que pontos amarelos que se transformam em adubo são esculachados. No entanto, apesar do meu espanto e vontade de chorar, teve gente que saiu da residência armado com algum dispositivo fotográfico e começou a olhar para o céu, eu pude sorrir em meio ao sal que escorria no meu rosto.

“Quando uma pessoa vive de verdade, todos os outros também vivem.”

Clarissa Pinkola

Quando viajei para um lugar que ficava do outro lado do oceano criei uma comunicação interna com os ipês, porque tinha uma grande chance deles não florescerem antes da minha ida. Então, no dia em que eu coloquei no carro todos os meus sonhos e partir, eles me deram um abraço amarelado. Sabe que quando me imagino em outro lugar a primeira coisa que sinto saudade são deles e do céu colorido, aquele que eu posso observar do telhado dessa casa. O bairro poderia ser assim: os ipês, o céu colorido e eu em forma de pássaro. Penso que no planeta quem deveria intervir na vida do homem era a natureza, ensina-lo sobre as mudanças, o respeito, a vida-morte-vida, as cores, o tapete que vira adubo para que a terra se fortaleça, os dias nublados e os dias de sol.

Eu desejo que você possa observar seus dias além, pois só isso parece nos salvar do homem que intervém no céu, na terra, no ar e no fogo. Veja além!

Um beijo,

Camila

PS: as fotos são de 2013, os ipês ainda não floresceram completamente.

)

    Antes das Quatro

    Written by

    Uma troca de cartas para estreitar distâncias, entender o tempo e falar de comida. Esse é um projeto escrito à quatro mãos.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade