NAVE no GameXP

Antoanne Pontes
2 min readSep 22, 2018

--

Início do mês, nos dias 6 a 9 de setembro, participei representando o NAVE, programa de educação do Oi Futuro que tem a CESAR School como parceira, mostrando parte do resultado alcançado pelos estudantes no stand da Inova Arena no GameXP. Foram 12 games totalmente desenvolvidos pelos alunos das escolas de ensino médio do Rio de Janeiro e de Recife.

Além da exposição dos games, chegamos de caravana com 180 pessoas, entre estudantes e professores para curtir o evento e, o mais importante, percebemos que nossos games são tão incríveis quanto os games produzidos pelo mercado.

Os games variam de temas como lendas do folclore brasileiro, passando por games educativos para crianças e até mesmo games que abordam temas complexos como a “empatia”.

Alguns games já podem ser encontrados na página do NAVE na Google Play, outros estarão lá em breve, uma vez que ainda estão em desenvolvimento nas disciplinas que ainda não finalizaram o ano letivo.

Foram 4 dias no maior evento de games e entretenimento da América Latina!

Para completar a participação do NAVE no evento, a coordenadora de educação, Fernanda Sarmento, eu – Antoanne Pontes (Coordenador do Curso de Programação) e o professor de Cultura de Jogos, Igor Moreno, fizemos uma dinâmica com o público do evento que mostrou, por exemplo, como abordamos o tema Empatia com os estudantes.

O desafio foi criar um micro jogo usando apenas uma bolinha, em seguida mudar algumas regras do jogo para “favorecer” ou “desfavorecer” jogadores com base em alguma característica individual inerente do seu esforço, por exemplo, a cor do cabelo ou sua altura. Intenção era de exercitar a empatia, mostrando como a nossa sociedade é muitas vezes injusta.

Nosso trio encerrou a dinâmica compartilhando o eNAVE, e-book com práticas inovadoras criadas e executaras nas salas do NAVE Rio e NAVE Recife.

Foi uma experiência única.

Que venha a próxima fase do GameXP em 2019!

--

--

Antoanne Pontes

Programador, professor e pesquisador. Coordenador pedagógico do NAVE Rio pela CESAR School e pesquisador pela FCRB, mestre em Sistemas de Informação pela UFRJ.