Pecados de Omissão: Reflexões a partir da Palavra de D’us

Antônio Feitosa
2 min readMar 13, 2024

--

O pecado de omissão é frequentemente sutil e sorrateiro. Enquanto os pecados de comissão são flagrantes e deliberados, os pecados de omissão podem passar despercebidos. Podemos falhar em fazer o que D’us ordena sem sequer perceber.

O Breve Catecismo de Westminster define o pecado como "qualquer falta de conformidade com a lei de D’us, ou qualquer transgressão desta lei." Isso significa que deixar de fazer o que D’us ordena é tão grave quanto ativamente transgredir o que Ele ordena.

Vamos explorar três áreas em que cometemos pecados de omissão:

1. Pensamentos e Desejos: Quando não nos conformamos com a lei de D’us em nossos pensamentos e desejos, pecamos por omissão. Devemos amar a D’us de todo o nosso coração e entendimento, mas com que frequência falhamos nisso? Precisamos levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo (2 Coríntios 10:5).

2. Palavras: A Bíblia nos exorta a falar a verdade em amor e a edificar uns aos outros com nossas palavras (Efésios 4:15, 29; 1 Pedro 3:10; 1 Tessalonicenses 5:11). Quando não fazemos isso, cometemos o pecado de omissão em nosso falar.

3. Atos: Existem muitos mandamentos positivos na Bíblia, como "amar uns aos outros" e "servir uns aos outros". Quando deixamos de cumprir esses mandamentos, pecamos por omissão.

Tiago nos lembra: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando" (Tiago 4:17). Nossos pecados de comissão e omissão foram atribuídos a Cristo, e Ele pagou integralmente nossas dívidas.

Que o evangelho nos conduza ao arrependimento e à obediência, lembrando-nos de que D’us é gracioso e misericordioso. Que possamos buscar a conformidade com Sua vontade em todos os aspectos de nossa vida, evitando tanto os pecados de comissão quanto os de omissão.

Que HaShem nos ajude a ser fiéis em todas as áreas, para Sua glória e honra. Em nome do Messias Amém. 🛐

--

--

Antônio Feitosa

Teólogo (SEBRAM), mestrando em ministério (FBL), e pastor na IBR Moriá. Esposo de Erika e pai de Anthony, Alice e de um lindo bebê que está no ventre da mãe.