Wim Hof

Experimento : 100 dias tomando banho gelado

É isso mesmo que você está lendo. Cumpri o desafio de tomar apenas banhos gelados durante 100 dias.Terminei o desafio dia 22 de agosto. Comecei o desafio no pior momento, no inverno.

Vamos lá, existem muitos pontos positivos em tomar banhos gelados e resolvi fazer esse texto para incentivar você a começar. Vai por mim, vale a pena. Prova disso é que depois desses 100 dias continuo tomando banhos gelados.Obviamente tomei um banho bem quente quando terminei os 100 dias para lembrar como é a experiência. Não gostei.

Estava quase me esquecendo, sei que tem todo um conhecimento popular por trás dos banhos gelados, provavelmente sua mãe ou avó vai dizer que não faz bem para saúde, vai pegar uma gripe. Ignora esse papo. Tenho rinite e nesses 100 dias não gripei, pelo contrário, minha rinite até sumiu.

BANHOS QUENTES É SIMPLESMENTE UM LUXO

Antes de começar o desafio, refleti sobre banho quente e gelado e acabei concluindo que banhos quentes é apenas um luxo que nós temos. Claro, é bem relaxante ficar em uma banheira com aquela água quente tomando um vinho. Mas no dia a dia isso não funciona. Ninguém tem tempo pra isso. Pensou nos ricos ? Desculpa, mas eles não perdem tempo, sabem exatamente o valor do seu tempo.Novelas e filmes te iludiram com isso também.

Durante a maior parte da história humana, as pessoas tiveram que se banhar em qualquer água disponível. Se você já se banhou em um lago, cachoeira, sabe muito bem que não tem nada de luxuoso. Um fato interessante, os gregos inventaram um sistema de aquecimento de água no século I aC, mas, curiosamente, muitos gregos optaram por continuar tomando banhos gelados devido aos benefícios para a saúde.

OS 7 BENEFÍCIOS DE TOMAR BANHO GELADO

Os benefícios dos banhos gelados são infinitos, não precisa abrir outra aba no navegador para pesquisar quais são, vou fazer o trabalho para você. Nesses 100 dias fiz algumas anotações para comprovar o que tenho lido sobre os banhos gelados. Listei para você os 7 benefícios que irá fazer você repensar sobre banhos quentes e gelados.

1 — aumenta o alerta

Tomar um banho gelado pela manhã é traumático pra todo mundo. Imagine você acordando para trabalhar ou estudar e pensa naquela água extremamente gelada caindo no seu corpo. Impossível não acordar com esse choque . No entanto, a respiração profunda em resposta ao choque do nosso corpo nos ajuda a manter o calor, pois aumenta a nossa ingestão de oxigênio. Assim, nossa freqüência cardíaca também aumentará, liberando uma onda de sangue através de todo o nosso corpo. Isso nos dá uma dose natural de energia para o dia.

Acredito que isso varia de pessoa pra pessoa, mas com banhos gelados pela manhã percebi que minha produtividade aumentou consideravelmente. Quer seu mais produtivo ? Precisa pagar o preço.

2-ótimo para o cabelo e pele

Quando se trata de cabelo e pele, uma das maneiras mais naturais para manter sua aparência é com banhos gelados. Se você fazer uma pesquisa rápida sobre o que é ótimo para manter um cabelo com brilho irá encontrar em primeiro lugar lavar os cabelos com água fria. A água quente tem a tendência de secar a nossa pele, por isso é melhor usar água fria para apertar suas cutículas e poros, o que impedirá que elas se obstruem. A água fria pode “selar” os poros na pele e no couro cabeludo também, impedindo que a sujeira entre.

3- melhora a imunidade e a circulação

Tá andando muito doente ? Tá gripado com frequência ? Bora começar a tomar banhos gelados. Segundo o Dr. Joseph Mercola,especialista em saúde natural, a água fria pode melhorar a circulação incentivando o sangue a circular nossos órgãos, o que pode ajudar a combater alguns problemas da pele e do coração. À medida que a água fria atinge o corpo, a habilidade de fazer circulação de sangue leva as artérias a bombear o sangue de forma mais eficiente, aumentando a saúde geral do coração.Também pode diminuir a pressão arterial, limpar as artérias bloqueadas e melhorar o nosso sistema imunológico.

4- estimula a perda de peso

Existem dois tipos de gorduras no nosso corpo. Gordura branca e gordura marrom. Resumindo tudo, a gordura branca é aquela que odiamos, que faz acordarmos cedo para correr, ir na academia, lutar com dietas que nunca são compridas. Já a gordura marrom é ótima, e necessária, sua função é gerar calor e manter nosso corpo aquecido. Lembra aquela aula de biologia sobre animais homeotérmicos e heterotérmicos ? É mais o menos nesse caminho. Sempre fui medíocre em biologia.

Quando você toma banhos gelados a gordura marrom no seu corpo é ativada, resultando em aumento de energia e calorias queimadas para manter seu corpo aquecido.

Estudos mostraram que tomar banhos gelados aumenta a gordura marrom em 15x a quantidade normal, estimulando a perda de peso.

O próximo passo seria tomar banho com gelos, algo que almejo daqui uns meses. Pode parecer surreal, mas atletas fazem isso com uma grande frequência. Acredito que um dos grandes idealizadores desses métodos é Wim Hof.

Alunos do curso do Wim Hof

Aqui tem uma reportagem de 15 minutos feita pelo Esporte Espetacular com o Wim Hof. Para demonstrar que não é apenas uma sorte que a genética o presenteou, Wim ensina alguns dos métodos usados em seus cursos para o repórter. Fazendo duas tentativas para entrar em um barril cheio de gelo, o repórter consegue ficar 5 minutos concentrado dentro do barril.Confere o vídeo.

5- acelera a recuperação muscular

Os banhos gelados além de estimular a perda de peso, ajudam na recuperação muscular. Como eu disse, é super comum assistir atletas entrando em uma banheira com gelo após o treino para reduzir as dores musculares. Mas você não precisa ser um atleta de elite para começar. Se você pratica exercícios físicos diariamente como musculação, corrida, perceberá os benefícios. Após começar o experimento, percebi que minhas dores musculares após um treino de corrida, ciclismo ou musculação diminuiu e minha recuperação está bem mais rápida. Um estudo analisou pessoas e descobriram que banhos gelados em média de 25 minutos realmente ajudam na recuperação muscular. O estudo foi feito com esportes de resistência, corrida e ciclismo, mas minha experiência é que se aplica a exercícios de curta duração como musculação.

6- diminui o estresse

Nesse tópico não tenho o que dizer, é basicamente isso, banhos gelados diminui o estresse e podem prevenir doenças.Um estudo de 1994 descobriu que se expor a banhos gelados, nesse caso pode ser piscina, banho de mar, cachoeira, diminui drasticamente os níveis de ácido úrico durante e após a exposição. Ocorreu também um aumento de Glutationa. Basicamente a Glutationa é um antioxidante que mantém todos os outros antioxidantes em níveis ideais.

7- alivia a depressão e aumenta a força de vontade

Converso com muita gente, e a maioria diz que não possuem força de vontade, dizem ter uma energia para começar algum projeto, mas depois de alguns dias ou semanas esquecem, deixam de lado. Força de vontade pode ser entendida como determinação, persistência, vontade de vencer, cada um chama de um jeito. O que provavelmente você não sabe é que força de vontade é uma habilidade. Isso mesmo, uma habilidade. Sabemos que toda habilidade pode ser desenvolvida e melhorada, desde jogar videogame, futebol, dançar. Não sei se você conhece o experimento do marshmallow:

O Experimento do marshmallow se refere a uma série de estudos de recompensa retardada realizados no final dos anos de 1960 e início dos anos de 1970 liderados pelo psicólogo Walter Mischel, então professor da Universidade de Stanford. Nos estudos era oferecido a crianças a escolha entre uma pequena recompensa (algumas vezes um marshmallow, mas também um cookie ou um pretzel, etc.) entregue imediatamente ou duas pequenas recompensas se ela esperasse até o retorno do pesquisador (depois de uma ausência de aproximadamente 15 minutos). Em estudos de seguimento, os pesquisadores descobriram que as crianças que foram capazes de esperar por mais tempo pela possível recompensa apresentaram tendência de ter melhor êxito na vida, conforme mensurado por SAT scores,desempenho escolar, índice de massa corporal (IMC) e outros parâmetros de medição.Contudo, recente trabalho levanta a questão se o autocontrole, em oposição ao raciocínio estratégico, determina o comportamento das crianças. (Wikipedia)

Resumindo, pessoas que conseguem esperar, pensar a longo prazo, tendem a se dar melhor na vida. A parte incrível disso tudo é que você pode desenvolver essa força de vontade. E o melhor de tudo é que banhos gelados podem te ajudar. Existem diversos outros exercícios. Nesses 100 dias consegui perceber que minha força de vontade realmente aumentou.

A psicóloga Kelly McGonigal tem um livro best seller chamado Os Desafios À Força De Vontade, onde fala profundamente mostrando referências sobre a ciência da força de vontade. Caso seja uma pessoa curiosa, vale a pena pesquisar um pouco sobre seus trabalhos.


BENEFÍCIO EXTRA : BANHOS GELADOS ECONOMIZAM ENERGIA.


Comecei a escrever alguns textos para estimular meus amigos a buscarem conteúdos que possam, de alguma forma, causar alguma mudança em suas vidas. Meu primeiro texto foi sobre os 5 livros livros que li até o momento, agora expliquei um pouco sobre o experimento que me comprometi a fazer.

O objetivo não é fazer com que você pare de tomar seus banhos quentes e relaxantes, mesmo eu achando que banhos gelados podem sim ser relaxantes também. Acredito que é válido repensar sobre sua saúde e como você pode utilizar técnicas comprovadas cientificamente para alavancar sua qualidade de vida

O desafio já terminou, como eu tinha dito, mas sabendo de todos os benefícios que os banhos gelados podem me proporcionar é quase ignorância não dar continuidade ao projeto.

Agora eu desafio você a começar este projeto, não precisa ficar 100 dias tomando banho gelado, comece com 7 dias e perceba os resultados que eles podem causar no seu dia a dia.

Grande abraço.


Bora trocar uma ideia.

Me adicione no FACEBOOK, me siga no INSTAGRAM.