Do Semba ao Samba é, também, um desejo de me tornar mais íntimo do meu País

Desde que comecei a idealizar este projeto, “Do Semba ao Samba”, que teve início no dia 27/07 e e se estende até 04/09 no Sesc Pinheiros, perguntam-me (e eu mesmo me pergunto) por que decidi fazer esta incursão em um ritmo/gênero sobre o qual ainda não havia me debruçado tão profundamente.

Uma das respostas é que não sendo “ruim da cabeça nem doente do pé”, além de procurar ser um bom sujeito… gosto bastante de samba. Uma outra é que todos nós cantores, compositores e letristas brasileiros em alguma fase da carreira, temos o nosso momento samba. E o meu chegou! Aproveitei o clarão das comemorações seu do centenário — não é a primeira vez que me aproveito dessa data — para armar não só um espetáculo, que chamarei de Semba, mas um ciclo de atividades ligadas ao mundo Samba. Depois, venho de um longo período de criação de espetáculos ligados à dança e quis voltar para a música — não estarei abandonando a dança –, um território onde me sinto muito bem, seja como cantor, instrumentista ou compositor. Ao realizar um espetáculo com recorte no samba eu me derramo em tudo isso. Além do que, ando estudando com muito afinco o que chamo de “a questão cultural brasileira”.

Em tempos temerários temos de procurar entender melhor o nosso País…Acho até que as pessoas em geral estão com necessidade de se aproximarem um pouco mais Dele. As coisas nesses últimos tempos ficaram bastante feias! E o samba representa uma extraordinária forma de nos aproximarmos do País pela sua essência. A impressão que tenho é que escutando Noel Rosa, Ismael Silva, Ataulfo, Caymmi, Paulinho da Viola, Adoniran, Chico e tantos outros, o Brasil volta a ficar mais perto de mim.

Concluindo, o que me leva a realizar esse projeto são tanto razões como essas que acabo de alinhar, como também um certo desejo semi-inconsciente de me tornar mais íntimo do meu país, de melhor percebê-lo por dentro, pelo miolo.

Confira aqui toda a programação e vem com a gente: http://bit.ly/AgendaSemba