E com python?

Bom seguindo a linha de raciocínio do post em que eu mostrei um pequeno jogo de adivinhação escrito em Ruby, vou transcrever ele para Python, linguagem que tenho uma intensa admiração por sua versatilidade na resolução dos problemas que encontro nos projetos em que trabalho.

Vamos lá?

Nosso jogo de adivinhação irá escolher um número aleatório, e o usuário tem que acertar o número em 10 tentativas.

Criaremos uma function chamada welcome e nela pegaremos informações do jogador:

Agora uma function chamada sort, que fará o sorteio de um número aleatório para o jogador e irá devolver a uma variável o número escolhido. Agora no python deveremos passar o retorno da function explicitamente.

Agora eu irei criar uma function para pegar o chute do usuário do jogo, esta função irá receber uma lista com os chutes já realizados, a tentativa e o limite de tentativas possíveis para o usuário. E ao final retorno o chute do usuário.

Agora preciso verificar se o chute realizado pelo usuário corresponde ao número secreto escolhido pelo sistema, para isso crio uma função, que recebe dois parâmetros (chute e número secreto), verifico se o chute é igual ao número secreto, se for envio uma mensagem ao usuário e saio do método com “true”, caso não eu aindo verifico se o número é maior ou menor para aproximar as chances dos usuários acertarem.

Agora temos toda a lógica do game criada:

Obs: Fiz a importação da lib randint para trabalharmos com a geração dos números aleatórios!

Agora, chamaremos as funções e trabalharemos com elas:

Agora temos nosso game finalizado ;)

Bom é isso, a sintaxe de Python tem uma boa semelhança com Ruby, porém ainda acho python mais intuitiva e menos verbosa que ruby.

Em breve quero estar trazendo mais posts relacionados a Python, principalmente para quem está iniciando na linguagem e para empreendedores que desejam aprender a programar para resolver os seus problemas.

Valeu!!!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.