O fim do Brunismo?

António Sérgio
Sep 8, 2018 · 2 min read

Hoje temos a primeira eleição no Sporting Clube de Portugal sem o carismático Bruno de Carvalho como candidato. Não obstante a possibilidade de as eleições virem ainda a ser impugnadas devido ás providências cautelares interpostas por BdC, a verdade é que Bruno de Carvalho foi destituído na Assembleia Geral de 23 de Junho com 71.36% a favor. No entanto, Bruno de Carvalho e seus apoiantes fazem passar a ideia de que se a candidatura “Leais ao Sporting” fosse admitida a eleições seria vencedora.

Sendo que é claro que os apoiantes de Bruno de Cravalho nunca votarão em Frederico Varandas, Dias Ferreira, José Maria Ricciardi ou em Pedro Madeira Rodrigues (que entretanto desistiu da corrida esta semana), e como as candidaturas de Fernando Tavares Pereira e Rui Jorge Rego parecem não terem peso algum, existem três maneiras para avaliar através dos resultados das eleições de hoje o apoio que Bruno de Carvalho ainda tem no Sporting:

(1) os sócios que ainda apoiam BdC votarão em branco/nulo como protesto;
(2) os “brunistas” vão abster-se e não votarão nas eleições;
(3) por exclusão de partes a base de apoio de BdC irá recorrer ao voto útil e votar massivamente em João Benedito.

Como na assembleia destitutiva a abstenção não se verificou e como os votos em branco (e nulos) foram práticamente inexistentes, não é espectável que os sócios apoiantes de BdC se abstenham nestas eleições ou que votem em branco. Logo, por exclusão de partes é expectável que brunistas votarão massivamente em João Benedito, até porque o que diferencia João Benedito dos outros candidatos é que ele sempre teve um tom cordial para com a presidência de BdC e tem um carisma semelhante a Bruno de Carvalho, o que levou aliás o próprio BdC a afirmar que nestas eleições João Benedito está “fazendo de Bruno”.

Logo, e se se verificar que o número de abstenção e votos em brancos/nulos estão ao mesmo nível de eleições anteriores no Sporting, e se Frederico Varandas vencer então confirmar-se-á que o brunismo tem agora um número praticamente irrelevante de sócios no Sporting, porque estes votaram num candidato que tem sido alvo de duras e várias críticas (a maior parte delas infundadas) por parte de BdC e a sua base de apoio.

Por outro lado, se a premissa de que o brunismo ainda está “alive and kicking” (e claro está se o número de abstenção e votos em brancos/nulos estiver ao mesmo nível das eleições anteriores no Sporting), os adeptos apoiantes de Bruno de Carvalho recorrerão ao voto útil o que faz com que a candidatura de João Benedito tenha tudo para vencer hoje as eleições do Sporting, e por uma grande maioria. Se tal não sucecder, a leitura a ser feita é a do parágrafo anterior, e essa dita o fim do “brunismo” no Sporting.

António Sérgio

Written by

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade