Design Editorial no Correio Braziliense
A necessidade humana de informar-se leva as pessoas a estudar e a buscar meios de entender o mundo. O jornalismo acompanha os acontecimentos, contextualiza e os apresenta de maneira prática. Seja contando sobre eventos pontuais como acidentes e eventos locais, seja analisando tendências econômicas e políticas, os jornais se valem de uma estrutura de notícias em forma de histórias. Como o design ajuda nessa tarefa?
Em primeiro lugar, o design de páginas traz ordem para as informações, ajuda a enfatizar aspectos importantes e relaciona textos e imagens, facilitando o entendimento. Também traz estética, atraindo os leitores pela beleza do material.

Um outro trabalho de design amplamente utilizado pela imprensa é a infografia, que torna a informação visual, fazendo com que o leitor entenda mais rápida e facilmente, além de poder se aprofundar em aspectos difíceis de explicar apenas com palavras. Algumas têm a urgência da notícia, como em casos de acidentes e casos policiais, onde se tem pouco tempo e um esforço de apuração complicado.

Enquanto funcionário do jornal Correio Braziliense, criei páginas, infografias, cadernos especiais e projetos premiados. Foram mais de 18 anos nas atividades de desenhar, criar conceitos e layouts, assim como coordenar projetos e pessoas.

Aqui, um exemplo de um projeto especial. A repórter Paloma Oliveto tinha interesse em fazer uma reportagem especial sobre a evolução humana. Dessa ideia, nasceu o projeto de fazer uma série de seis páginas sobre o assunto. Juntas, elas formam um mural completo sobre o assunto, que inclui entender-se sobre o erro histórico sobre uma evolução que teria sido "linear", como são feitos os estudos arqueológicos e quais são as relações entre os hominídeos antigos e o homem moderno. O resultado foi um finalista do prêmio Esso em 2014.

Para contar histórias visuais às pessoas, deve-se aprender a combinar as ferramentas gráficas mais adequadas a cada situação.
