Aceleradora Ágil: estamos aceitando projetos

Estamos iniciando uma nova turma da aceleradora na PUC em Porto Alegre, e estamos convidando a comunidade a submeter projetos reais que possam ser avaliados pelo grupo para desenvolvimento.

A aceleradora é um programa de formação de times ágeis para alunos de graduação. Nesta edição serão 12 alunos (em processo de seleção), com dedicação de 6 horas diárias, desenvolvendo um produto durante aproximadamente quatro meses (do dia 2/5 à 10/8, com o apoio de mentores da PUC, Centro de Inovação e ThoughtWorks. A aceleradora é uma ótima oportunidade de transformar ideias em impacto real.

Nas últimas edições o programa desenvolveu os projetos Comer com Saber, Ongarium, Registro Livre e e-Practice.

Cada interessado deve submeter até 31/3 um breve parágrafo explicando o projeto, sua relevância, sua situação atual e objetivos. Os projetos ou eventuais dúvidas podem ser submetidos por email para o Centro de Inovação.

Abaixo esclarecemos os critérios utilizados pelo grupo na seleção do projeto, critérios estes que geralmente tem nos levados a priorizar projetos de impacto comunitário e social.

  • Motivador: os alunos poderão priorizar os projetos de acordo com os seus interesses de aprendizado e fatores de motivação.
  • Com cliente disponível: cada projeto deverá ter um cliente responsável, comprometido com o resultado do projeto, com disponibilidade de acompanhar o time semanalmente, tirando dúvidas e validando o que é entregue (sugere-se uma disponibilidade mínima de 8h semanais).
  • Apoio ao aprendizado: capacidade que o contexto do projeto tem de apoiar o aprendizado das práticas de processo, negócio e técnicas que são objetivo do processo de aceleração.
  • Simples: capacidade que o projeto tem de ser implementado utilizando componentes e tecnologia que demandem um baixo esforço de aprendizado para o time.
  • Com viabilidade de mentoria técnica: existência de capacidade de mentoria na tecnologia e plataforma utilizadas.

Os projetos pré-selecionados serão convidados a fazer uma apresentação de 5 minutos no dia 12/4 pela manhã (esta data pode sofrer alteração), apresentação esta seguida de um breve espaço para questionamento pelos alunos e mentores. O processo de votação para selecionar um dos projetos será conduzido nessa mesma sessão de forma transparente com todos os participantes

Caso vocês tenham projetos ou conheçam pessoas que possam ter projetos, por favor, divulguem esta oportunidade.

Os interessados em submeter projetos precisam necessariamente autorizar que o código desenvolvido pelos alunos possa ser mantido de forma aberta, não havendo restrições ao uso desse código posterior ao desenvolvimento pela turma da aceleradora.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.