Uma ferramenta poderosa para QA, que com certeza você já conhece

Image for post
Image for post

No post de hoje vamos conversar sobre uma ferramenta muito poderosa que você pode usar na parte de qualidade dos seus projetos, mas que com certeza já utiliza no seu dia-a-dia: a OpenCV. E aí você deve estar se perguntando: “Esse cara é doido… Como assim já utilizamos essa tal de OpenCV?”

Pois é, meus amigos leitores, usamos essa ferramenta sim, mas com um nome diferente. …


Quem sabe meu problema também é o seu?

Image for post
Image for post

Depois de ter passado por uma situação complicada em um projeto, decidi escrever esse post. Porque vai que, assim como eu, você esteja passando passando pela mesma situação?

Bom, trabalho em um projeto que está em uma situação “caótica”. Não é possível colocar um ID em um botão, campo de texto, comboBox ou checkBox. A partir dessa situação, passamos a utilizar no projeto de automação o xpath e o CSS Selector, o famoso “inspecionar elemento”, que nada mais é que procurar e copiar um elemento com o qual você queira fazer uma ação (mais pra frente vamos explicar melhor).

Recentemente eu criei um cenário novo para automação, no qual eu precisava clicar em um botão que estava na tela. Ao copiar o XPATH ou CSS Selector e colar no código para automação, ele simplesmente não conseguia localizar o elemento copiado. E foi aí que começou a minha saga de como fazer o código reconhecer o elemento. …


E, de quebra, umas dicas de markdown

Image for post
Image for post

Recentemente, passei por um término de projeto e me perguntaram sobre a documentação dele. Meus amigos, posso dizer que a documentação que é o terror dos Devs e dos QAs. Então, quando me fizeram a pergunta, passei um tempo pensando na melhor maneira de fazer essa documentação, e a melhor maneira que encontrei foi criar uma WIKI no repositório do projeto.

O primeiro passo foi falar com um desenvolvedor sobre como eu poderia criar um menu e, assim, dar início à WIKI. Ele criou o menu e eu fiquei com todo o trabalho de montar a documentação. Obs.: …


Image for post
Image for post
Imagem do proprio autor

O que é o WireMock ?

WireMock é uma ferramenta (JAR) que auxilia na criação de mocks.

Mas que raios seria um MOCK?

O termo “Mock Objects” é utilizado para descrever um caso especial de objetos que imitam objetos reais para teste. Esses Mock Objects atualmente podem ser criados através de frameworks que facilitam bastante a sua criação. Praticamente todas as principais linguagens possuem frameworks disponíveis para a criação de Mock Objects. Os Mock Objects são mais uma forma de objeto de teste. Para utilizar o Mock precisamos da ferramenta WireMock.

Como se utiliza WireMock ?


Quem sou eu?

Iniciei a minha carreira profissional na empresa C & C Casa e Construção como jovem aprendiz, o primeiro contato como Tester de software foi na empresa Stefanini IT, aonde tinha algumas atribuições:
· Criação de Plano de teste na ferramenta GID da IBM
· Execução de teste
· Relatório de testes

O que eu pensava sobre o QA?

Não tinha ideia sobre o que era QA, a minha percepção é de uma pessoa que apenas fazia a criação do plano de teste, execução e a geração dos relatórios, igual como eu trabalhava, mas com a diferença que o QA automatizava os testes.

O que eu aprendi?

Não era nada do que eu imaginava, e automatizar os testes não era sua principal atribuição, tendo como responsabilidade em um time:
· Não é o único responsável pela qualidade do projeto
· Garante que o time trabalhe orientado utilizando melhores práticas de teste
· Atua para prevenir erros
· Levanta Cenários de teste
· Automatiza cenários de teste
· Acompanha a evolução dos testes (regressão)
· Sugerir as ferramentas de qualidade
. Interação com o time
· Ajuda o time a manter as metas da…

About

Aparecido Ferreira

Analista Quality Assurance (QA). Concrete (Part of Accenture) Formado em Engenharia da Computação

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store