Todos esperavam a saída de Lula e Ciro se apressa para buscar os votos de ex-presidente.

Por Sérgio Denicoli, Diretor de Big Data da AP Exata

Confiança, tristeza, medo e raiva foram os sentimentos predominantes em torno na decisão do TSE de barrar a candidatura de Lula à presidência. Veja, a seguir, mais um estudo AP/Exata, sobre as eleições presidenciais.

Analisamos as hashtags que mais se destacaram sobre o assunto. Foram elas: #Lula, #PauNoCudaOnu (internet não censura palavras de baixo calão), #LulaInelegível, #LulaLivre, #LulaNasUrnasTSE, #LulaPresidente e #SemLulaECiro (apesar de não ter acento, pelo teor das publicações com esse termo entendemos que o intuito dessa comunidade é dizer “Sem Lula é Ciro”). A amostra foi de 58.812 tweets geolocalizados em 145 cidades, de todos os estados brasileiros.

Curiosamente, a militância de Ciro foi a única a buscar diretamente os votos do eleitorado de Lula. Os internautas que usaram a hashtag #SemLulaECiro tentam colocar Ciro Gomes como o candidato antagonista da direita em ascensão.

Avaliamos, a seguir, a performance das hashtags, de acordo com os 8 sentimentos básicos que observamos, seguindo a teoria de Robert Plutchik, que foi a que baseou a elaboração do algoritmo de medição de emoções nas redes da AP/Exata.

Raiva: Os adeptos da comunidade que se formou em torno do termo #LulaLivre foram os que mais expressaram raiva com a decisão do TSE. Esse sentimento foi muito frequente também nas comunidades que utilizaram as hashtags #LulaNasUrnasTSE e #LulaPresidente. Ou seja, a decisão dos ministros realmente maculou quem ainda acreditava ou ao menos militava na possibilidade de Lula conseguir ir às urnas.

Previsibilidade: #SemLulaECiro foi a comunidade que menos se surpreendeu com a decisão do TSE, o que revela que a militância de Ciro Gomes já estava preparada para agir nas redes logo que Lula deixasse de ser candidato. De qualquer forma, esse sentimento, que poderia mostrar um certo conformismo diante do fato já estar previsto, foi um dos que pouco se destacou.

Desgosto: A comunidade que mais demonstrou desgosto foi a formada pela hashtag #PauNoCuDaONU. Lula inelegível ficou em segundo lugar na expressão desse sentimento. Palavras como “enojado”, “desrespeitoso”, “lixo” e “vergonha”, estiveram presentes no tweets que utilizaram a hashtag.

Medo: O medo esteve presente em praticamente todas as comunidades de hashtags analisadas, mas foi menor na comunidade do termo #SemLulaECiro, pois as publicações focaram na tentativa de mostrar um Ciro destemido, com grande vontade de vencer o que classificaram de “fascismo iminente”. Nos tweets que usaram as demais hashtags, houve medo do quem acontecerá após a saída do Lula da corrida presidencial.

Alegria: A alegria foi um movimento pouco presente, alcançado apenas 10% das publicações. Mais do que comemorar a decisão do TSE, os internautas favoráveis à saída de Lula buscaram focar na busca de votos e afirmações a respeito da direita.

Tristeza: #PauNoCuDaONU e #LulaInelegível foram as hashtags que mais entoaram tristeza, por motivos opostos. Uma porque lamentou a intervenção da ONU no processo e a outra porque lamentou o fato de Lula não poder ser candidato.

Surpresa: O sentimento de surpresa foi o menos presente neste estudo. A nossa amostra revela que os internautas já esperavam que a Justiça impedisse a candidatura de Lula. Apenas 7% dos tweets demonstraram esse sentimento, com destaque para os integrantes da comunidade #LulaLivre.

Confiança: #SemLulaECiro foi a comunidade que mais despertou confiança a partir do episódio. Os militantes de Ciro Gomes realmente estão apostando que ele seja o principal herdeiro dos votos do Lula. A hashtag #Lula também mostrou bastante confiança, sobretudo nos que utilizaram o termo para comemorar a decisão da justiça. Já os apoiadores de Lula utilizaram o Twitter para afirmar que a defesa iria recorrer. Houve também que começasse já a operação para tentar transferir os votos do Lula para Fernando Haddad tentando passar uma imagem de otimismo. Mas, apesar da confiança ter sido o sentimento predominante, ela foi uma dos que mais variou ao longo do período analisado, revelando que ainda há uma certa dúvida a respeito dos efeitos da saída do Lula.

Written by

Somos uma agência de comunicação orientada por dados.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade