
Hoje acordei com vontade de investir
..
Já se imaginou acordando com uma vontade incontrolável de fazer investimentos? É bem provável que você responda que não, mas existem estratégias que podem te motivar a poupar e investir:
1) ao evidenciar com mais clareza os preços dos bens desejados e, consequentemente, a “dor” associada aos custos do consumo; e
2) ao tornar os benefícios da poupança tangíveis e socialmente desejáveis.
Com relação à primeira estratégia, pode-se colocá-la em prática tanto ao se aproximar mais do dinheiro, substituindo o cartão de crédito por esse meio de pagamento, quanto ao adiar uma compra, que seria imediata, criando tempo para reflexão e tomada de decisão mais assertiva. Isso, provavelmente, te fará poupar mais dinheiro e, consequentemente, aumentará sua capacidade de investimento.
Sobre o segundo ponto (e ainda mais relevante, na minha percepção), ao participar de um grupo ou contar com o auxílio de um profissional, tem-se maiores chances de sucesso no alcance de objetivos. Além disso, dispor de tecnologia que permita monitorar os investimentos e visualizar sua evolução em direção ao objetivo traçado é um aspecto chave para a motivação (= motivo para ação!).
No trabalho que desenvolvo, ambas as estratégias são contempladas e geram resultados efetivos.
Primeiro, utilizamos metas para todos os itens de gastos e investimentos, bastando acompanhá-las com frequência a partir dos lançamentos. Isso faz com que haja clareza acerca do custo do presente e do custo para realização dos objetivos. Passa-se a perceber que, ao gastar demais no presente, se distanciará do alcance dos objetivos, pois faltará dinheiro para investir. E isso blinda o cliente de gastos descontrolados no cartão de crédito, por exemplo.
Segundo, há o engajamento na construção de um planejamento de vida para os clientes através de um acompanhamento contínuo, evolutivo e personalizado. Uma plataforma tecnológica foi desenvolvida para esse fim, a qual permite integrar objetivos de vida com planos de investimento, possibilitandoenxergar a quantos % se está da realização de cada conquista.
Ao se comprometer com essa metodologia de trabalho, o sucesso nos investimentos é consequência! :D
Com carinho!
Fernanda Prado, ajudando pessoas através do Planejamento de Vida e Finanças Pessoais.
(Esse texto foi inspirado na seguinte publicação:http://www.valor.com.br/financas/4677501/cerebro-sugere-que-poupar-pode-ser-prazeroso.)