Não espere estar no vermelho para procurar um planejador financeiro

..

Enquanto no mundo oriental há a cultura da prevenção, no mundo ocidental há a cultura do tratamento. O que isso quer dizer? Significa que as pessoas tendem a procurar auxílio apenas quando existe um problema.

Quer um exemplo? Quantas pessoas você conhece que têm o hábito de ir ao dentista regularmente para fazer profilaxia? Provavelmente, poucas. Talvez você, inclusive, também fique fora dessa estatística e vá ao dentista apenas quando (e se) sentir dor.

O mesmo exemplo é válido para os checkups anuais que todos devemos fazer, mas que acabam sendo esquecidos ou considerados desnecessários. Afinal, se me sinto bem, por que desperdiçar tempo indo ao médico?! Triste engano! Essa pode ser a chance de descobrir uma grave doença em estado inicial ou evitar o surgimento de algum problema de saúde.

Num ambiente no prevenção, por outro lado, as pessoas cuidam de si mesmas, a fim de minimizar as chances de terem problemas ou, caso ocorram, causem menor impacto.

Nesse contexto, ao tratar do tema finanças, a lógica é buscar a educação financeira o quanto antes. Afinal, você “não deve” procurar orientação profissional apenas se estiver endividado. O ideal é buscar o conhecimento, desde já, para que aprenda a lidar com seu dinheiro da melhor maneira, evitando o risco do endividamento, decorrente da ausência de uma vida planejada.

O primeiro passo é reconhecer que sempre é possível melhorar. Essa é a premissa básica para quem decide procurar ajuda profissional. Isso te permitirá ampliar seu horizonte, adquirir novos conhecimentos e aprender coisas que, sozinho, você não faria ideia de quão relevantes são para a sua vida.

Um planejador financeiro te ajudará a:

  • formalizar seu projeto de vida, com objetivos claros, que te aproximarão da Sua Melhor Versão;
  • investir melhor o seu dinheiro, conforme seu projeto de vida;
  • conquistar sua segurança financeira e caminhar na direção da sua liberdade financeira.

Entre em contato! Vamos bater um papo. Vou te mostrar como esse trabalho pode ajudar VOCÊ e Sua Família a ter mais qualidade de vida a partir de suas finanças pessoais. :)

Com carinho!

Fernanda Prado, ajudando pessoas através do Planejamento de Vida e Finanças Pessoais.