Priorização de Sonhos: o papel do Tempo, do Dinheiro e do Preparo

..

Ei, você aí! Sim, você mesmo! Me responda: quantos sonhos deseja realizar ao longo dos próximos anos e décadas? Já parou para pensar sobre isso?

Faça um exercício: pegue uma folha em branco e comece a registrar os seus sonhos. Você pode, inclusive, dividi-los em áreas: Profissional, Pessoal, Viagens, Saúde e Bem-Estar etc., para ajudá-lo a se lembrar de tudo que deseja.

Alguns de seus sonhos podem ser: conquistar a liberdade financeira (caso ainda não tenha chegado lá!), trocar de carro, fazer algumas viagens especiais, vivenciar experiências marcantes e, possivelmente, comprar sua casa própria.

Ao fazer seu planejamento financeiro, você poderá constatar que muitos desses sonhos terão que ficar de fora do seu orçamento, nesse momento. Mas, fique tranquilo! Com disciplina e organização financeira, você poderá conquistá-los ao longo do tempo. :)

O que será necessário fazer é priorizar o que de fato fará parte do seu planejamento financeiro desde já. Uma estratégia para isso é levar em consideração os seguintes três aspectos:

(1) Tempo:

Em sua agenda atual, você tem tempo para fazer isso agora ou precisará adiar? Se não for agora, quando poderá ser? Exemplo: algumas viagens demandam um período maior de férias (como um cruzeiro na Europa), mesmo que haja o dinheiro e o preparo necessários.

(2) Dinheiro:

Seu sonho precisa de uma quantia de dinheiro que você dispõe agora? Se não, em quanto tempo acredita que poderá dispor de tal quantia? Exemplo: você precisará de pouco tempo para ir ao show de uma banda internacional que tanto gosta, mas esse gasto precisará caber no seu orçamento para que não corra o risco de endividar-se.

(3) Preparo:

Você pode ter tempo e dinheiro, mas está preparado para realizar este sonho agora? Se não, o que precisa fazer antes? Exemplo: pode ser que você tenha tempo e dinheiro para realizar um importante MBA, mas vale refletir se agora terá tempo para se dedicar aos estudos que o curso demanda.

Três respostas positivas para as três perguntas acima dão ao sonho a qualificação necessária para um planejamento efetivo.

Com carinho!

Fernanda Prado, ajudando pessoas através do Planejamento de Vida e Finanças Pessoais.

(Esse texto foi extraído e adaptado do livro “Vida maior que dinheiro”, de André Novaes.)