O automático pede ajuda.

Apoena Ecopark
Aug 23, 2017 · 4 min read

Muitas vezes acordamos quase que instantaneamente. De um pulo, nem nos damos conta de que já são seis horas da manhã de novo, a luz do sol entrou pela janela e o nosso celular despertou. Você calçou sua chinela, foi até o banheiro e começou a preparação para mais uma jornada. Se arrumou, embelezou, tomou café e comeu aquele pão carioquinha bem quentinho. Dali pra frente, é apenas mais um dia no automático. Já parou pra perceber?

Nossa vida tem se tornado um automático completo. Fazemos sempre as mesmas obrigações e sempre as mesmas ações. Nos sentamos próximo a janela do ônibus, olhamos a janela, esperamos para descer e seguir direto para o trabalho, escola ou compromisso. Sempre digitando e escrevendo as mesmas coisas, dizendo bom dia a todos, batendo o mesmo ponto, as vezes mais cedo, outras vezes mais tarde, conversando com as mesmas pessoas do ambiente e sobre o mesmo assunto. Esperando o fim do dia, para voltar à casa, tomar um banho, sentar no sofá e assistir televisão até a hora de dormir e acordar no dia seguinte fazendo a mesma coisa.

Atualmente, estamos nos perdendo nesse vai e vem cotidiano das grandes cidades ou não e isso, pode acreditar, não é bom para você e nem ninguém. Nossos organismos se acostumam com essa rotina e as vezes esquecemos de procurar por novos caminhos e não nos entregarmos ao estresse diário. Podemos até dizer que as férias servem para isso, mas não é o suficiente. O cansaço, a falta de empatia, as complicações, a solidão: tudo isso está em cheque quando mantemos esse costume.

Por isso, resolvemos dar umas dicas para que você se liberte desse tipo de comando automático diário:

  1. “Ao acordar, se espreguice e bote uma música para tocar enquanto toma banho e se apronta.”. Boa parte da monotonia de se manter acordado e não mais tão sonolento é primordial se você ficar mais animado pela manhã, como por exemplo, tocar as músicas que mais adora enquanto se apronta.
  2. “Mude o seu look de vez em quando.”. Mesmo que você utilize uma farda no trabalho, é sempre bom procurar por novas formas de se expressar com o corpo, seja através de maquiagens, penteados, um tênis especial, uma calça que lhe deixa confortável e que lhe agrada, quem sabe.
  3. “Procure novos caminhos até o seu destino.”. Muitas vezes nos pegamos indo pela mesma rua comprida ou entrada. Pesquise rotas alternativas, que tenham um pouco mais de sossego, porém seguro, em que possa admirar o dia, os locais por onde passa. Se lhe convêm ir pelo mesmo caminho, procure se aventurar e analisar bem por onde passa, criando imagens e histórias sobre os locais próximos.
  4. “Durante suas atividades, dê pausas de 10 a 20 minutos para pesquisar sobre algo de seu agrado.”. As vezes, trabalhar incessantemente pode lhe causar malefícios posteriores. É ótimo tomar 10 minutos para pesquisar sobre algo que adora, parar para escrever ou desenhar, tomar um café ou um copo com água, bem devagar, saboreando o momento e respirando fundo.
  5. “Na hora do almoço, procure comer em lugares ou pratos diferentes.”. Se você leva comida de casa, procure sempre trazer algo diferente. Um dia uma macarronada, no outro um arroz com feijão e bife, no dia seguinte um baião com frango, nos próximos uma salada e por ai em diante. Se almoça fora, explore locais diferenciados e que sirvam algo de agrado.
  6. “Quando tiver voltado do compromisso, veja algumas obrigações e tire um tempo para realizar outras.”. Faça um planejamento do que precisa ser feito em casa e o que pode lhe tirar da ociosidade da volta dos afazeres. Saia para jantar ou se divertir com os amigos. Pare para fazer aquele trabalho da semana passada que estava atrasado. Limpe suas roupas. Comece a desenhar ou até mesmo ouvir uma música deitado na cama. Veja outras formas de curtir o seu tempo livre.
  7. “Faça suas próprias regras.”. Esteja ciente de que você mesmo pode arrumar seu plano diário e que essas são apenas dicas. Perceba bem o que tem direito e faça algo por você.

Esteja pronto para mudar a sua vida de ante de suas escolhas. Seja você a sua própria mudança, mesmo que sozinho ou acompanhado de todos ao seu redor. Você pode se libertar do automático. Saia aos finais de semana, curta um tempo com a família, procure a natureza, divida um copo de café com o vizinho, estude para uma prova. Apenas saia do que lhe mantém preso e sedado e conheça o mundo ao seu redor.

)
Apoena Ecopark

Written by

Parque Ecológico situado no Centro de Pacatuba, próximo a capital do Ceará, Fortaleza.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade