A verdade sobre vender na Amazon
Após 10 anos de venda em um marketplace centralizado, o marketplace descentralizado tem um futuro brilhante.

Como um novo marketplace descentralizado, a ApolloX está pedindo a vendedores de marketplaces centralizados sobre suas experiências e como se sentem em relação ao futuro dos marketplaces descentralizados.
A Amazon é o maior marketplace, praticamente todo mundo sabe sobre a ela, mas nem todo mundo sabe o que é preciso para vender no maior marketplace centralizado. Conversamos com Shawn, um vendedor da Amazon que passou pelo bem e pelo mal.
A Amazon criou o local para todos os bens e gera bilhões de dólares diariamente, mas se tornou mais difícil de vender, criando concorrência com seus vendedores e permitindo que críticas falsas fossem postadas. Shawn é vendedor de e-commerce em plataformas centralizadas como a Amazon e o eBay há 10 anos. Com muita experiência no mercado, Shawn nos deu algumas dicas sobre as vantagens e dificuldades de vender em uma plataforma tradicional.
Qual é o seu produto mais vendido?
Shawn: “Temos diversos produtos como os mais vendidos, como a câmera ip, fones de ouvido, umidificadores e hoverboards. Cada um deles já vendeu mais de 5 milhões por ano na América do Norte. ”
Qual é a sua categoria mais vendida?
Shawn: “Acessórios de computador, utensílios de cozinha e produtos ao ar livre”.
Qual foi o seu volume de mercadoria bruta (GMV) em 2017?
Shawn: “Quase 1 bilhão de dólares americanos”
Quais são as comissões médias que você paga pela Amazon e pelo eBay?
Shawn: “Cerca de 12–15%, dependendo da categoria, principalmente 15%.”
Shawn expressou alguns dos grandes aspectos da venda na Amazon, o quanto sua empresa cresceu e prosperou, e também como a Amazon torna difícil para os vendedores lucrarem e criarem concorrência. A Amazon oferece o FBA (Fulfillment By Amazon), um serviço no qual os vendedores armazenam seus produtos nos centros de atendimento da Amazon, e a Amazon escolhe, empacota, envia e fornece atendimento ao cliente para esses produtos. Mas depois de anos de sucesso e mais empresas entrando na Amazon, eles aumentaram os preços no FBA e nas comissões.
Conte-nos um pouco mais sobre sua experiência de vendas na Amazon e no eBay?
Shawn: “Eu vendi o primeiro item [no] eBay quando eu era um estudante universitário em 2008, eu vendi o tradicional colar de prata artesanal chinês por cerca de US$ 4. Isso inspirou meu interesse em negócios comerciais. Eu tentei vender itens diferentes no eBay, como fones de ouvido e camisetas. Quando me formei na universidade, ganhei cerca de US$ 100.000 no total. Eu escolhi o negócio comercial como minha carreira porque achei que poderia conectar pessoas através da internet e produtos, enquanto isso eu poderia ganhar dinheiro os vendendo. Até 2010, o eBay emitiu uma nova política chamada experiência ruim do comprador… O eBay foi abandonado por milhões de compradores e vendedores. Então, as ações do eBay caíram muito desde 2010 … Desde 2012 eu fui um dos primeiros vendedores na Amazon na China. A Amazon oferece uma experiência de compra muito melhor para os compradores. Não apenas uma experiência de compra, mas também o envio [com] FBA. O FBA é muito grande e a Amazon resolveu muitos problemas que o eBay não conseguiu. A Amazon oferece um mercado justo, uma política razoável e oportunidades de construção de marca. A Anker é uma das principais marcas que surgiram a partir de 2012, iniciadas com produtos eletrônicos. Os negócios cresceram rapidamente na época, graças à Amazon oferecendo uma plataforma e audiência tão boas”.
Quais são algumas das vantagens de vender na Amazon ou no eBay?
Shawn: “Primeiro, [com a Amazon] temos muitos clientes, não precisamos encontrá-los no Google ou no Facebook e não precisamos construir um novo mercado de comércio eletrônico, já temos muitos clientes . Isso economiza nosso tempo e dinheiro, nos concentramos apenas em produtos e vendas, não precisamos gastar nosso tempo criando nosso próprio site para encontrar clientes. Em segundo lugar, essas plataformas têm seu próprio sistema de crédito há anos, os clientes confiam neles. Além disso, a Amazon forneceu o serviço de FBA, que é confiável para os clientes, para os comerciantes resolverem problemas de envio”.
Alguma experiência difícil de vender na Amazon e no eBay?
Shawn: “Nos últimos anos, tem se tornado muito difícil. Primeiro, é uma concorrência desleal entre nós [os compradores] e a Amazon, porque a Amazon tem seu próprio fornecedor, eles podem alterar algumas das regras [a seu favor] e [alterar] a listagem de vendedores por conta própria. Em segundo lugar, mecanismos entre vendedores, eles jogam sujo, contratando hackers para escrever críticas negativas sobre vendedores honestos e nós temos que revidar. Tornou-se uma plataforma negativa. Em terceiro lugar, a maioria dos vendedores paga por avaliações falsas, eles pagam às empresas para escrever resenhas falsas em seus produtos. Eles usam avaliações falsas para enganar os clientes. Quarto, a Amazon revisa suas políticas com muita frequência, pode ser perigoso às vezes, nós [as empresas] temos que mudar nossa estrutura de vendas para se adequar à sua política. Às vezes, nossas contas são suspensas pela Amazon porque não se encaixam na política delas. Quinto, a Amazon é agora uma ditadora, [qualquer regra que eles mudam] ela não nos permite apelar. Por fim, as taxas mais altas, especialmente taxas promocionais em comparação com o ano passado, cerca de 4x as taxas de publicidade ”.
Qual seria um exemplo onde a Amazon mudou sua política?
Shawn: “Nos últimos dias, a Amazon estava cobrando da América por causa dessas avaliações falsas, que foram reportadas à mídia, [que as forçou] a mudar sua política de revisão. Temos um produto muito popular, e todas essas resenhas não são falsas, são revisões de compra confirmadas e a Amazon removeu todas essas resenhas porque acha que nossas resenhas surgiram muito rapidamente. Nosso produto receber cerca de 500 pedidos por dia e recebemos de 5 a 10 avaliações por dia. A Amazon acha que é estranho e elimina as críticas dos clientes. Perdemos muito e não podemos apelar, porque a Amazon acha que estamos manipulando a revisão. Não apenas nós, mas muitos outros reviews de vendedores foram removidos”.
As taxas do FBA mudam anualmente?
Shawn: “A taxa da FBA está crescendo rapidamente do ano passado para este ano, e cresceu cerca de 40%. Com taxas em promoção, muitos novos vendedores e concorrência, a Amazon precisa pagar muito mais taxas de publicidade e promoçã — as taxas de promoção passaram de 3% para 12% ao ano, quase metade de nossos lucros — não faz sentido ficar tão alto ”.
Vender através da Amazon pode expandir sua empresa de maneira significativa, mas também pode criar um marketplace injusto com a concorrência, intermediários gananciosos e altos preços. A Amazon coloca o comprador em primeiro lugar, o que é uma ótima notícia para ele; eles têm vantagens, incluindo o Amazon Prime e reembolsos fáceis, mas o vendedor perde dinheiro e tem que mudar seu sistema com muita frequência. Após 10 anos de vendas em um marketplace centralizado, Shawn está animado com o futuro do mercado descentralizado da ApolloX.
Aguarde o nosso próximo blog, onde Shawn expressa suas opiniões sobre o marketplace descentralizado e como ele espera ter uma experiência melhor do que com a Amazon.
