6 dicas para não ser trouxiane em 2016
Mais um ano começa e mais uma oportunidade, ou melhor, 366 (alou, bissexto), para ser trouxiane. E eu sou mestre nisso. Parece que quando nasci um anjo veio e disse:
Vai Amanda, ser trouxiane na vida
Fora que também já tive muitos amigos que fizeram papel de trouxa nessa vida. Então a gente acaba aprendendo um truque ou outro. Tá tudo escrito com "ele" e boy porque eu sou mulher e estou acostumada a escrever assim, mas juro que não falta trouxiane macho nesse mundo.
1. Desapega da nóia do whatsapp
Sério. Não vale a pena. Desabilita o "visto por último" e, dependendo do seu nível de nóia, desabilita até o tal do tique azul. Se ele entrou e não leu sua mensagem, talvez seja porque foi ler a da mãe, do papagaio, do chefe ou talvez desbloqueou o cel para ver outra coisa e desbloqueou bem na página do WhatsApp. Talvez tenha aberto a aba do whats na web e nem tenha percebido que acidentalmente abriu sua mensagem. Talvez ele tenha uma vida além do whats, mas o mais importante: talvez você devesse ter uma também! Miga, se joga no mundo real. Se a neutra tá grande, coloca o celular no modo avião. Não precisa demorar para responder ele para fazer charminho (preguiça disso!). Demora porque você de fato tá fazendo outras coisas.

2. Ações são mais importantes do que palavras
O boy não fala que te ama a cada cinco minutos, não posta no ~face~ mil declarações? Ok, o mais provável é que ele não seja muito do tipo, mesmo. Ações são mais importantes. Ele é gentil com você? Te leva para conhecer os amigos, faz com que você se sinta bem? E olha: ele se preocupa com você mesmo quando vocês estão longe? Porque, por favor, não me vá confundir dormir de conchinha com amor de vdd. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ele tem saudades? Saudades, mesmo, não carência na madrugada? Agora, palavras são importantes, se ele nunca fala nada, ou só fala quando vocês estão sozinhos… isso é estranho. Ou então se ele fala que gosta de você, mas não quer nada sério, pode ter certeza que ele quer dizer exatamente isso: ele gosta de você (como não? Você é sensacional!), mas não o suficiente para querer nada sério. Você deveria repensar as suas intenções se ele fala algo assim.
3. Presta atenção no horário das coisas
Essa é boa. Miga, ele te mandar mensagem às três horas da manhã falando que está com saudades se pode passar aí pode até ser fofo uma ou outra vez. Mas não confunda um booty call carinhoso com relacionamento. Sem moralismos, nada contra um PA, só não dá para se apaixonar por quem está em outra, né? Se ele só te liga bêbado de madrugada, mas cineminha com os amigos de domingo não rola e você está sofrendo com isso, talvez vocês não queiram as mesmas coisas.
4. Ele cancela direto com você?
Quem nunca teve esse ou aquele convite irrecusável de última hora? Normal, não surte. Mas se o ser tá trocando o encontro de vocês até para ir na festa de aniversário do cachorro do vizinho – a menos que o cachorro seja um terrier escocês muito da hora (att foto abaixo) – aí tem coisa. Especialmente se você fica daquele jeito arrasado porque se preparou toda. Miga, aproveita a beleza e sai com as amigas. Não dependa nunca de outra pessoa para ser feliz, nem se for só por uma noite (saudades Charlie Brown Jr.). Mas presta atenção, regra de ouro: com raras exceções, se ele quisesse estar com você, ele estaria com você.

[O foco tá na grama para dar um ar de mistério]
5. Seus amigos não gostam dele
Gente, aí é alerta. Trouxiane que é trouxiane não percebe que está sendo trouxiane. Mas aquela galera que ama a gente e só quer nosso bem, percebe. Se uma amiga sua fala que ele não está te valorizando, que ele te maltrata, que você precisa ter mais amor próprio… Miga, sério. Nada dói mais do que alguém te falar que você precisa ter mais amor próprio. Ómi nenhum vale isso. Se seus amigos conseguem apontar essas coisas para você, talvez seja hora de você abrir os olhos e parar de enxergar só aquilo que quer ver. Ninguém aqui é completamente besta, se estamos com alguém é porque tem momentos bons, coisas boas etc. Mas prestar atenção só nisso, achar que o que vocês têm entre os dois, quando estão "em particular" é mágico, é maravilhoso, e que as amigas não entendem… Isso é receita para auto-enganação. Sério, gente, ba-ta-ta. Não tem essa de conexão que só você e o boy entendem. Nop. Relacionamento quando é saudável todo mundo vê e celebra, especialmente seus amigos que te querem feliz. Não se iluda com os momentos bons!
6. Tenha mais amor próprio (com ou sem hífen?)
Veja bem. Acho essa expressão polêmica. Não cabe em muitas ocasiões. Não dá para falar, por exemplo, que uma mulher em relacionamento abusivo (físico ou emocional!) precisa ter mais amor próprio. Não. Mas acho que no geral, independentemente de relacionamentos… a gente (mulheres) cresce aprendendo que nosso valor está no olhar dos outros. Que aquela menina feia do filme só ficou interessante porque o menino popular do colegial americano se interessou por ela. Não está certo isso. Não é só a noção de amor próprio e independência que a cultura moderna tirou da gente. Temos uma ideia romântica de que amor é sofrimento. Todo santo filme que tem um casal, eles precisam passar por uma tormenta antes de ficarem juntos. Normalmente o cara faz "burrada”, mas o amor dele por essa mulher específica vai redimi-lo e eles vão ficar juntos no final – porque, né, ela é sempre obrigada a perdoar o cara. Não, gente. Pelamor. Com bilhões de pessoas no mundo eu lá tenho tempo para ficar melhorando o caráter de moleque? As pessoas crescem e amadurecem juntas (ou separadas, mas nunca por causa da outra). Não acredito que ninguém tem só um grande amor da vida. Então quando você, do alto dos seus, sei lá… 17, 25, 32 anos(?) estiver correndo atrás de um cara que te dá picos de alegria e vales de tristeza (e de vergonha!), dá um passo para trás e pensa: daqui uns dez anos, como eu vou me sentir de ter corrido atrás de alguém desse jeito? Pensa: quantas vezes eu já não superei essa merda de dor que é ter um coração partido? É horrível, mesmo, mas todo mundo já passou e sobreviveu por isso na vida. Pensa que é uma oportunidade de você investir em você. Porque sério, de coração, quando for para ser, não vai ser tão sofrido assim.
Por isso resolvi agora
Te deixar de fora do meu coração
Com você não dá mais certo
E ficar sozinho é minha solução
– do mestre Tim Maia
