19.02.2020 — Deputado Eduardo Bolsonaro faz gesto de banana no plenário da Câmara. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Era o segundo dia dos pais com o país sob o comando do governo Bolsonaro. No Twitter, a conta oficial do Palácio do Planalto celebrou a data com uma breve mensagem que, como apontou a jornalista Carla Vilhena, resultava de uma porção de decisões questionáveis. Porque pregava contra o isolamento social numa crise sanitária com mais de cem mil conterrâneos mortos. Porque mais uma vez ignorava o laicismo do Estado brasileiro. E principalmente por se tratar de uma descabida provocação às mães.

O Brasil é um país em que praticamente metade das famílias é chefiada por mulheres, uma fatia que…


08.08.2018 — Brasília/DF — O STF elegeu Dias Toffoli para presidir o Tribunal e o Conselho Nacional de Justiça até 2020. Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Joaquim Barbosa se aposentou do Supremo Tribunal Federal em 31 de julho de 2014, menos de 5 meses após a Lava Jato, que vinha em gestação há anos, finalmente ganhar as ruas. Com isso, o grupo que analisava a operação ficou desfalcado. Mas, em 11 de março de 2015, uma ideia de Gilmar Mendes foi posta em prática. …


07.11.2018 — Brasília/DF -Dias Toffoli recebe Jair Bolsonaro. Foto: Antonio Cruz/Agencia Brasil.

Em 17 de fevereiro de 2016, referendando um voto histórico de Teori Zavascki, o Supremo Tribunal Federal decidiu por 7 votos a 4 que bastava uma condenação em segunda instância para que investigados começassem a cumprir pena. Na ocasião, só Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski discordaram do relator, que estava em alta pelo trabalho realizado junto à Lava Jato.

Objetivamente falando, com o negócio que o Supremo fez, vai todo mundo delatar“. A breve análise foi feita no mês seguinte por Sérgio Machado a Romero Jucá, então ministro do Planejamento do governo Dilma. Ironicamente…


10.12.2018 — Brasília/DF — Sérgio Moro e esposa prestigiam a cerimônia de diplomação de Jair Bolsonaro. Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

No 29 de julho de 2020, Dias Toffoli defendeu que o Congresso Nacional aprove uma lei estipulando que juízes e membros do Ministério Público cumpram com uma quarentena de 8 anos antes de disputarem cargos públicos. De imediato, o presidente do Supremo Tribunal Federal recebeu o aceno positivo de Rodrigo Maia.

A iniciativa foi vista como uma forma de evitar que Sergio Moro dispute as eleições presidenciais de 2022. O autor do projeto e o próprio presidente da Câmara negaram que a lei retroagiria de forma a prejudicar o ex-juiz federal. …


07.11.2018 — Brasília/DF — João Otávio de Noronha recebe Jair Bolsonaro. Foto José Cruz/Agência Brasil

Em 29 de abril de 2020, ao empossar André Mendonça como ministro da Justiça, Jair Bolsonaro cumprimentou o presidente do STJ de uma forma peculiar. Dirigindo-se a João Otávio de Noronha, o presidente da República confessou: “a primeira vez que o vi, foi um amor à primeira vista“. Dez dias após a declaração amorosa, Noronha suspendeu as decisões judiciais que obrigavam Bolsonaro a apresentar os exames com resultados negativos para covid-19.

Fabrício Queiroz foi preso em 18 de junho passado numa casa de Frederick Wassef, advogado dos Bolsonaros. Passados quatro dias, foi noticiado que o pai de Flávio Bolsonaro buscaria…


09.11.2016 — Brasília/DF — Conselho de Ética rejeita processo contra o deputado Jair Bolsonaro, por elogiar Brilhante Ustra. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

No 24 de julho de 2020, por determinação de Alexandre de Moraes, perfis de 16 bolsolavistas foram bloqueados no Twitter e Facebook. Segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal, a medida seria necessária para que tais canais não mais fossem utilizados “como instrumento de condutas criminosas apuradas nestes autos“.

Controversa como tudo o que deriva do inquérito aberto pelo próprio STF na apuração de notícias falsas, a iniciativa dividiu opiniões, pondo em lados opostos quem entende a liberdade de expressão com um direito absoluto, e quem concorda que o respeito a direitos fundamentais igualmente importantes limita a liberdade de expressão…


06.05.2019 — Brasília/DF — Jair Bolsonaro fala à imprensa. Foto: Palácio do Planalto.

Após tratar uma embalagem de cloroquina como um troféu, e ser novamente bicado por emas que alimentava com bananas, Jair Bolsonaro achou por bem ocupar as manchetes oferecendo tais embalagens às tais emas. Mas nada dessa insanidade estaria ocorrendo se não fosse por Didier Raoult.

Ainda em 19 de fevereiro, o físico e microbiologista francês, em artigo que se baseava num estudo chinês, espalhou que a avaliação clínica havia confirmado que a cloroquina seria eficaz contra o novo coronavírus. …


14.9.16 — Brasília/DF — Jair Bolsonaro discute com a deputada Maria do Rosário no plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na quinta-feira, dia 16, Jair Bolsonaro surpreendeu ao alertar que não recomendava o uso de cloroquina: “Não estou fazendo nenhuma campanha“, disse. A mudança de postura nascia do medo de se complicar no Tribunal Penal Internacional. Passados três dias, contudo, como um capitão que levanta a Taça Fifa ao término de uma Copa do Mundo, o presidente da República exibiu a embalagem do medicamento a alguns “gados” pingados que se manifestavam em Brasília.

Antes, Bolsonaro já havia confirmado que também tratava a própria covid-19 com um vermífugo, ou mais uma medida sem comprovação científica. Não se sabe, no entanto…


08.07.2020 — Brasilia/DF — Jair Bolsonaro toma café após anunciar que estava com covid-19. Foto: RS.

Lucas Furtado pediu o afastamento de Fabio Wajngarten ao Tribunal de Contas da União. O subprocurador-geral do Ministério Público concordou que o secretário de Comunicação da Presidência da República descumprira a decisão da Controladoria-Geral da União. Em fevereiro, a CGU tinha dado dois meses para que fossem divulgados detalhes de campanhas virtuais veiculadas entre janeiro e novembro de 2019. Mas a SECOM liberou dados referentes a apenas 38 dias entre junho e julho, e ainda negou-se a atender um pedido de O Globo via Lei de Acesso à Informação.

O caso está longe de ser uma exceção. Ainda no primeiro…


05.12.2017- Brasilia/DF — Gilmar Mendes participa do seminário Poder Judiciário e Eleições. Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE

No 11 de julho passado, em videoconferência com a revista IstoÉ, Gilmar Mendes afirmou que as Forças Armadas, ao ocuparem o Ministério da Saúde na maior crise sanitária em um século, estaria causando um enorme prejuízo à própria imagem. Para o terceiro membro mais antigo do Supremo Tribunal Federal, “é preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio“.

Ainda em novembro de 2019, militantes dos direitos humanos protocolaram no Tribunal Penal Internacional uma denúncia contra Jair Bolsonaro por “incitar o genocídio” e “promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas”. Em abril passado, foi…

Marlos Ápyus

Músico, jornalista e web designer, não necessariamente nessa ordem.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store