Recentemente uma consulente minha me questionou “Com quantos anos uma pessoa pode começar a ler tarot? Existe uma idade mínima?” Aparentemente o filho dela tem interesse em aprender e isso levantou seu questionamento.
A minha primeira resposta seria: em teoria não. Mas a questão é um pouco mais profunda do que uma mera afirmação. Primeiro há de se questionar o método de aprendizado: aprender com os diversos livros sobre o significado de cada carta no seu respectivo baralho (como se houvessem mais diferenças além de mera preferência artística e estética) talvez seja relativamente fácil. Aprender Tarot como eu poderia ensinar, isso requer um pouco mais de tempo. Tempo vivido, eu digo.
Mas vamos comer esse boi em bifes.
No sistema de Tarot que faço parte, não se aprende Tarot estudando livros de decks, ou mesmo os livros de leituras engessadas repletos de significado das cartas. Como eu já explanei em outros textos, Tarot e Baralho são correlatos mas não são os mesmos. Um exemplo interessante pra entender o que eu quero dizer é levar em consideração os baralhos de Yu-gi-Oh. Existe o desenho, e existe o baralho do besenho. O baralho por si só não é Yu-gi-Oh, mas materializa em forma de cartas uma parcela do que o desenho representa. Assim é com o Tarot. Pra gente o Tarot se aprende na vida. Ler Tarot é ler a vida. Por isso, talvez haja sim uma idade adequada pra uma pessoa começar a ler tarot, afinal de contas, quantos anos você tinha quando começou a ler a vida de verdade?
Esse questionamento me fez voltar na minha própria história: conheci o tarot aos 08 anos, e aos 10 minha mãe me deu um livro com a promessa de que se eu aprendesse ela iria me comprar um baralho. Não aprendi (risos), e só fui ganhar um baralho aos 15 anos de idade. Nessa altura eu já conseguia entender o tarot, lia pra alguns amigos da mesma faixa etária e manejava ter até um certo grau de assertividade dentro do que me cabia na época. Mas anos depois, já com 22 anos, a minha percepção a cerca de Tarot havia mudado completamente, porque também havia mudado a minha percepção a cerca da vida. Hoje, de cara pros meus 29 anos, posso afirmar que nos últimos 4 anos eu mudei minha compreensão sobre Tarot do avesso, porque também virei minha vida de ponta a cabeça. E digo com convicção que daqui uns 4 anos eu já terei mudado radicalmente a minha forma de ler e entender tarot, porque certamente terei mudado minha compreensão da vida.
O Tarot descreve a vida através de etapas e mistérios. Uma criança até os 14 anos de idade, ou seja, até o limite da segunda infância, ainda está vivendo o auge do 6º e do 7º mistério da Jornada do Louco. Ainda lhe é tema central da própria vida os questionamentos e descobertas sobre desejo, vontade e escolhas. É quando a maioria de nós começa a ter vislumbres do 8º mistério trazendo as consequências com A Justiça. Uma criança nessa idade ainda nem explorou o potencial desses 3 mistérios, então o que haveria de saber sobre a vida? Como haveria de elucidar questões complexas sobre a natureza humana?
No entanto, Tarot é uma maneira de viver. E por isso, acabo tendendo a pensar que talvez não haja, de fato, um limite pra se aprender Tarot. Há de se ter critério, no entanto, para diferenciar o que é aprender a ler Tarot, e trabalhar com Tarot.
Suponhamos por um minuto que eu tenha um filho. Não há outra maneira de ensiná-lo a ver e viver a vida se não da forma que vejo e vivo a minha: Tarot. Teria que respeitar o tempo da vida, e deixar com que a criança vivesse cada mistério a seu tempo, mas tal qual um pai qualquer ajudaria sua criança a entender a vida da melhor maneira que ele pudesse explicar, eu também o faria. E falando ou não das cartas, acabaria por ensina-la Tarot. Retorno então a pergunta: existe idade pra aprender Tarot?
Suponho que exista alguma forma lúdica de explicar o que são as cartas, como elas funcionam e a que propósito servem. Talvez seja fácil elucidar ainda no universo infantil de uma criança quais são os Mistérios do Cotidiano através dos Arcanos Menores. Afinal, quem nunca sonhou feito um 7 de copas? Quem nunca chorou feito um 3 de Espadas ou nunca sentiu medo como um 7 de espadas? Apego e insegurança como um 4 de ouros? Nosso cotidiano é repleto de simbolismo e o Tarot poderia facilmente ser usado como ferramenta pra elucidar certas questões. Mas é preciso tempo de vida para uma pessoa realmente compreender a profundidade contina nos mistérios Maiores. Diria então que pra uma criança começar a ler tarot de forma adequada, faz-se necessário que um Tarot Vivo já desperto lhe acompanhe nessa empreitada de se lançar ao mundo tal qual O Louco.
Agora isso abre porta ainda pra um outro detalhe: Não basta ser um adulto, é preciso ser vivido. Muitas vezes a dificuldade em compreender o Tarot de verdade não é uma incapacidade cognitiva que impede de ler um livro, por exemplo. E sim uma falta de vivência, de experiência, que te impede de relacionar o que as cartas mostram com aquilo que você viveu.
Com isso, voltemos então ao questionamento inicial: É possível uma criança aprender a ler Tarot? E eu respondo: Sim! É possível, desde que se compreenda que o estudo de tarot tem começo mas não tem fim, e que só o tempo pode ser seu verdadeiro professor, tendo a vida como seu principal objeto de estudo. Livros, pessoas e professores humanos podem apenas servir de ponte para uma troca coesa de informações. Só o Tempo e a Vida é que formam um bom Tarólogo.
Azebeni, O Louco.