Don Traper- Mad Men

Se o espaço de trabalho fosse um teatro e o funcionário um ator, poderiamos dizer que aquele ator, hoje pulou do palco onde atuava desde 1960 para interagir com o público.

O escritório, amplo e aberto em 1960, passou a ser compartimentado em cúbiculos nos anos 1970, para finalmente se tornar um conceito quase abstrato em 2017.

Ei, Don! O que foi que aconteceu?

1950–1960: o escritório aberto

A hierarquia espacial rígida, considerada um obstáculo para o bom fluxo das informações, é questionada.

O espaço de trabalho é um escritório grande e aberto, com mesas dispostas segundo uma lógica aparentemente…


Andreas Guskos

A “Arte corporativa” não nasceu ontem. Já em 1742, a famosa família de banqueiros da Renaissance, os Medicis, criou a primeira coleção de arte corporativa vestindo de obras as paredes do banco Monte dei Paschi di Siena.

A arte estimula a criatividade, o empenho e desempenho, impulsiona um forte sentimento de pertença e de humanismo. A arte desperta a curiosidade dos visitantes, e tornam o escritório em verdadeiro espaço de comunicação tanto externa como interna.

Agrega valor à percepção da empresa, e promove o bem-estar do colaborador. Janela aberta para a cultura, a Arte pode ser uma saida para não…


Hoje é fato reconhecido: as ideias mais criativas não vêm na frente do monitor. O espaço de trabalho tem que ser projetado para desencadear não apenas a inovação, mas também a colaboração.

Espaços aconchegantes, sofás, mesas giratórias ou sem cadeiras, hot desking. Até nada de mesas!

Mas como saber se alguma destas abordagens é eficaz? Os dados usados pelas empresas para medir o custo do espaço por metro quadrado estão focados na eficiência individual, enquanto as interações “face to face” são de longe a atividade mais importante dentro do escritório . …


Fazer dos escritórios da Google uma objeto de desejo, ou pior, uma referência absoluta em termos de arquitetura corporativa pode ser um chamariz. Os escritórios bonitos, abertos, coloridos, com muitos serviços nem sempre são sinónimo de uma organização sem hierarquia rígida ou de uma cultura de empresa que coloca o colaborador no centro. Ou seja, o bonito tem que fazer sentido!

Projetar novos escritórios não consiste em aplicar maquiagem para atrair novos talentos ou esconder imperfeições ligadas a governança corporativa. As empresas estão cada vez mais querendo grandes espaços de trabalho, esteticamente lindos e atípicos. Mas qual é objetivo? …


Espaços multifunções

O escritório ganha racionalidade e flexibilidade: o espaço de descompressão também serve para reuniões informais, e o corredor para de ser longo e monótono para se tornar o lugar adequado para fazer uma ligação confidencial.

Interpenetração entre vida profissional e vida pessoal

A empresa assume a confusão, garantindo um equilíbrio adequado entre a vida profissional e a vida pessoal. As soluções espaciais escolhidas vêm personificar sua visão do bem estar do colaborador no trabalho.

O percurso do usuário: prioridade a mobilidade

Vias internas inteligentes permitem um fácil acesso a todos os ambientes, melhorando o fluxo de informações entre…


Foto: Mira Acayaba

No Vale de Silício, há uma tendência a conceder mais autonomia sobre o período de folga. O conceito das férias ilimitadas, lançado pela Netflix, foi abraçado pela IBM, a GoHealthInsurance, a Assessibilitty Partners, e mesmo pela Virgin e a GE.

Não tenha dúvida: conceder férias ilimitadas é uma forma menos estressante de gerenciamento! Também pode aumentar a produtividade, porque os funcionários se sentem responsabilizados, e porque as férias…não são mais férias! Uma pesquisa do Trip Advisor mostra que 75% dos Brasileiros continuam checando e-mails do trabalho durante as férias.

Na verdade, o conceito não é nada mais que um elemento…


Vamos continuar vivendo na ilusão de um crescimento infinito ? Nosso planeta tem recursos limitados! No Brasil, a construção civil consome até 75% do total de recursos naturais do país. Portanto, o mundo corporativa tem um papel fundamental na garantia de preservação do meio ambiente. Tenha uma “Green atitude”! Torneiras com temporizador, sensores de presença nas áreas comuns, lâmpadas econômicas, redução do uso do ar condicionado…você tem muitas ferramentas para viver verde no ambiente de trabalho.

Erwane Kaloudoff #ArealisBrasil


Ontem, você batalhava por uma sala fechada com janela. Hoje, você briga diaramente para sentar naquela mesa compartilhada com até 8 funcionarios (ex: Ernst&Young, PwC, Deloitte, KPMG), ou procura um espaço de coworking se for independente.

Amanha, por causa da economia colaborativa (uberização), teremos mais freelancers do que funcionários. “Caminhamos para um reforço das relações contratuais lesando as relações hierárquicas que caracterizam a sociedade do assalariado. Ou seja, amanha, será mais fácil encontrar clientes do que emprego”, afirma o Frances Jean-Marc Daniel, economista, jornalista e professor.

Open space, espaços colaborativos, coworking, desk sharing : a arquitetura corporativa não deixa de acompanhar as mudanças profundas da nossa economia, tanto para otimizar a produtividade como o bem estar dos funcionários dentro do espaço de trabalho. De boas intenções o inferno esta cheio.

Erwane Kaloudoff #ArealisBrasil


Vivemos em um tempo em que a mobilidade caminha de mãos dadas com a produtividade. Como será o escritório do futuro ?

Muitas empresas já estão encarando o teletrabalho e a mobilidade em geral como uma forma de otimizar o espaço físico e cortar gastos. Nos Estados Unidos e em alguns países europeus, é cada vez mais comum as empresas oferecerem esta opção para seus funcionários, que passam então a trabalhar em casa ou em qualquer lugar que ofereça conforto e WiFi (café, livraria, aeroporto…). Afinal, o que conta é a produtividade, trabalhando de onde se trabalha melhor. Claro, uma…


Cada vez mais a empresa agrega competências através de modelos hierárquicos horizontais e colaborativos. A arquitetura corporativa acompanha esta mudança profunda criando espaços de trabalho que promovem a troca, a integração e o processo colectivo de tomada de decisão.

O poder tem que ser compartilhado, a lei única afastada. A empresa tem que parar de vigiar tanto a performance individual e passar a medir a eficiência colectiva. Da vigilância a confiança ?

Arealis Brasil

A Arealis é um escritório de arquitetura especializado em concepção e renovação de ambientes corporativos, atuando em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store