Os benefícios da arquitetura corporativa

Sede da Booking, São Paulo, Brasil

Conheça os benefícios da arquitetura corporativa para seu espaço de trabalho.

Os fatores que contribuem a uma maior produtividade estão em constante evolução e cada vez mais difíceis de serem definidos. Até ao final dos anos 80, as empresas apostavam nos investimentos em máquinas, assim como na inovação, para produzir em maior escala e sobre tudo, mais rapidamente, produtos de melhor qualidade.

Mas, o que torna uma empresa produtiva hoje ?

São as pessoas. São elas que dão vida à empresa. Deixamos de lado a cultura industrial, criada pelo fator capital, para entrar num modo de produção em que a inteligência humana e a criatividade dos funcionários são recursos primordiais. Por isso, criar um ambiente de trabalho funcional e agradável tornou-se um dos maiores desafios de empresas que desejam reter talentos e ser mais produtivas.

Um fenômeno global de questionamento da forma tradicional do trabalho (definida pelo capitalismo ocidental moderno) veem crescendo ao mesmo tempo que o sentido que lhe foi atribuído até os dias atuais está em declino ao redor do mundo: as bases da produtividade transformam-se e os homens ocupam um lugar cada vez mais central dentro das organizações.

Uma pesquisa de 2014 realizada pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, demonstrou que os funcionários felizes produzem mais, contribuindo significativamente para o crescimento da empresa.

Aos poucos, os empregadores tomaram consciência do papel privilegiado que os funcionários desempenham na produtividade das empresas : eles têm que considerar-lhes como um recurso e não como um custo.

Por isso, a arquitetura corporativa virou uma tendência imprescindível no mercado de trabalho atual. Além de serem estimulantes para a criatividade, os novos espaços de trabalho são menos formais e mais confortáveis e humanizados.

Essa tendência nasceu com a cultura de trabalho do Vale do Silício, através de multinacionais como Google o Facebook, que comprovam que um ambiente de trabalho divertido pode impactar positivamente o volume de negócios das empresas. A evolução dos escritórios é paralela ao do trabalho. As empresas multiculturais e que contratam três a quatro gerações de trabalhadores enfrentam uma divergência de expectativas entre os funcionários sênior e os jovens funcionários que aspiram a um melhor equilibro entre as vidas profissional e privada. Ao mesmo tempo, a hierarquia empresarial continue a existir, porém tende a ser menos formal: cada vez mais, funcionários de diversos departamentos trabalham juntos para atingir um objetivo coletivo numa equipe que não sempre consta no organograma. Hoje, construir escritórios criativos que combinam o ambiente colaborativo com a flexibilidade no trabalho é a preocupação de várias empresas ao redor do mundo, com objetivo de criar um ambiente favorável ao desenvolvimento da inovação e de estimular a comunicação e o trabalho em equipe, outras competências cada vez mais procuradas.

As organizações modernas estão atuando fortemente na modernização dos escritórios como fatores de diferencial competitivo para suas atividades. Foi o caso da Criteo, empresa de tecnologia especializada em tecnologia para a publicidade online: O primeiro escritório que retomava as cores da marca em São Paulo, oferecia, por exemplo, sala com TV, videogame e massagem corporal uma vez por mês. Uma das exigências feita à Arealis, que cuidou do projeto arquitetônico, foi de criar um espaço de descompressão para os funcionários. Nessa sala, profissionais de diferentes áreas se encontravam para trocar experiências, idéias, e assim melhorar a comunicação interna como a criatividade.

Sede da Catelem, Alphaville, Brasil

A arquitetura corporativa é de fato uma peça fundamental para o sucesso da empresa, tendo em vista sua incansável busca por espaços mais funcionais, adaptados às reais necessidades da empresa e de seus colaboradores, tornando a produção mais eficaz.

Mais recentemente, a Arealis enfrentou o desafio de dinamizar o espaço de trabalho massivo praticado por trabalhadores de uma corporação bancaria, propondo áreas que motivassem o trabalho em grupo informal mas também, definindo salas individuais para tarefas que necessitam uma maior concentração. A fim de valorizar o trabalho em grupo e desenvolver a criatividade no ambiente, o escritório idealizado pela Arealis, disposto em dois pavimentos, é caracterizado por um mobiliário de bancadas altas e mesas para trabalhos em grupos, com um pequeno número de barreiras físicas entre os funcionários, melhorando assim, a comunicação interna e quebrando o estigma do trabalho em banco

Este artigo convenceu você dos benefícios da arquitetura corporativa? Você gostaria de transformar seu espaço de trabalho? Não hesite entrar em contato com nossa equipe de arquitetos que são prontos para enfrentar qualquer desafio que você pode confiar-lhes.

Para mais informações sobre a nossa empresa ou nossos projetos, visite a nossa pagina Facebook.

Fontes: 
- A importância da arquitetura corporativa, Arquitetude, 20 de Maio de 2015
- Pesquisa: Hapiness and Productivity, A. J.Oswald, E. Proto, D. Sgroi, University of Warwick, UK, February, 10th 2014
- A influencia da Gestão de pessoas no desempenho empresarial através do perfil do líder, UniFOA
- Ressources humaines et gestion du personnel, Jean-Marie Peretti
Show your support

Clapping shows how much you appreciated Arealis Brasil’s story.