poliarte
poliarte
Daiane Airis e Diego Policarpo administram juntos a PoliArte (Foto: Vicente Rocha)

Quando fundou a PoliArte Mármores e Granitos junto com a esposa, Daiane Airis, Diego Policarpo sabia o que estava fazendo. Depois de 15 anos trabalhando na área de marmoraria como acabador, aprendeu técnicas e desenvolveu um refinamento no trabalho que o credenciaram a abrir seu próprio empreendimento. Daiane deixou o ramo da estética para abraçar o sonho comum e aderiu à realidade poeirenta da oficina para colaborar na parte administrativa. “Como funcionário, nunca fui acomodado”, avalia Diego. “Sempre fui curioso, sempre quis aprender mais, até dominar todas as fases do processo.” E assim se preparou para entrar no mercado.

Ter…


Por Vanessa Lage**

O impacto foi grande para mim e — acredito — para muitos da minha geração. Eu costumava repetir em eco uma frase que ouvi certa vez em um vídeo do sociólogo espanhol Manuel Castells, através da qual ele alertava para um drama do educador “moderno”: somos professores do século XX, dando aula para alunos do século XXI, com metodologia do século XIX. É isso, “professor”, antes da pandemia da Covid-19 virar de cabeça para baixo nossas vidas e crenças, eu resistia aos avanços tecnológicos, escolhendo a exclusão digital até onde ainda conseguia.

Com certo constrangimento, diante da…


amor de patas pet crematório
amor de patas pet crematório
Fachada do Amor de Patas Pet Crematório em Matias Barbosa (Fotos: Vicente Rocha)

Quem já perdeu um animal de estimação sabe o que representa esse momento. Ter de lidar simultaneamente com a dor da partida e com os aspectos práticos não é nada fácil. Os sócios Clóvis Neto e Geraldo Barreto vinham pensando sobre isso: as dificuldades que os tutores enfrentam quando seus pets vêm a óbito. “Nossa preocupação inicial foi: como dar conforto ao tutor e uma despedida digna da memória do animal? Então elaboramos a ideia do crematório com um conceito que agregasse modernidade, acolhimento e responsabilidade ambiental”, relata Clóvis, narrando a origem do Amor de Patas Pet Crematório.

O acolhimento…


Venice Arquitetura
Venice Arquitetura
Itaci Braga e Jamilla Vigorito, da Venice Arquitetura (Foto: Divulgação)

Itaci Braga e Jamilla Vigorito conheceram-se no aeroporto. No Rio de Janeiro, ambas perderam o voo para São Paulo, onde visitariam a Casacor. Não faltou assunto entre as duas arquitetas até que pudessem tomar outro avião rumo à mais importante mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo da América Latina. Em busca de conhecimento, conheceram-se uma à outra. Naqueles dias em São Paulo, identificaram mais em comum do que o fato de serem arquitetas e de terem se formado no mesmo ano — Itaci em Juiz de Fora, Jamilla em Volta Redonda. …


filocalia
filocalia
FOTOS: VICENTE ROCHA/REVISTA DOC

Quando a Filocalia surgiu, em 1993, o conceito de papelaria fina era algo distante para Juiz de Fora. Os primeiros shopping centers começavam a aparecer na cidade — o Mister Shopping em 1988, o Santa Cruz em 1991, o Braz Shopping em 1993 — e uma nova abordagem sobre o comércio era experimentada pelo consumidor da região. A Filocalia fez parte desse movimento em busca de renovação, abrindo suas portas junto com a inauguração do Braz Shopping. …


Criare Planejados
Criare Planejados
FOTO: Divulgação/Criare

Gustavo Noel deu uma guinada na vida quando, próximo aos 50 anos de idade, decidiu cursar arquitetura. Mas o espírito empreendedor permaneceu lá, firme, provocando novos desafios. Conversando com a sócia, Josie Possa, enquanto caminhava para os últimos períodos da faculdade, o empresário, que já havia comandado vários negócios de grande porte, vislumbrou seu futuro ligado aos estudos que o absorviam. “Ele já tinha experiência com franquias, sabia da importância de se aliar a marcas fortes”, conta Josie. Foi aí que decidiram investir na área de móveis planejados, e assim nasceu a nova loja da Criare em Juiz de Fora.


FOTO: Divulgação

Por Paula Andrada

As paredes, as cores, os objetos, os móveis, as plantas, os quadros e fotografias das nossas casas emanam energia e através desses elementos podemos encontrar muito da nossa história, emoções, sentimentos, percepções e até mesmo compreender a saúde física e emocional dos moradores.

Nossas casas são vivas e todo o canal energético que passa por elas nos influencia, assim como a nossa energia pessoal impacta diretamente no ambiente em que vivemos. Fica fácil entender por que casas descuidadas possuem baixo fluxo energético, enquanto os espaços que recebem atenção e cuidado apresentam elevada vibração.

E se antes não…


Jardim Salvaterra
Jardim Salvaterra
FOTOS: VICENTE ROCHA

“Nessa pandemia, quem não adotou um bicho, adotou uma planta.” Você, caro leitor, já deve ter ouvido frase semelhante. A expressão, como todo dito popular, tem sua dose de verdade. Um vasinho de suculenta, um pezinho de manjericão, uma jaboticabeira no quintal têm seu valor terapêutico nesses dias angustiantes, uma dose diária de prazer: o prazer de cuidar. E foi o prazer que encaminhou André Cenak para o mundo profissional do paisagismo e da jardinagem, cinco anos atrás, quando deixou a vida no mundo corporativo para dedicar-se ao verde. “Trabalhava como diretor de uma empresa de logística e transporte, passava…


Elemento Casa
Elemento Casa
FOTOS: VICENTE ROCHA/REVISTA DOC

Os dias que vivemos desde março de 2020 são de incerteza e insegurança. A sensação é de que tudo, a qualquer momento, pode mudar. Com a pandemia de coronavírus, fechados em nossas casas, fomos obrigados a nos reinventar em todos os nossos costumes e atitudes. Muitos setores da economia foram prejudicados; outros, entretanto, após o susto inicial, acabaram experimentando crescimento diante da nova realidade que se impôs. É o caso, por exemplo, do setor de mobiliário e decoração.

Pesquisa da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores (ABCasa) mostra que, em 2020, 21% dos…


Leonardo Ferraz, proprietário da Fontesville (Foto: Fernando Priamo)

“Tudo é relacionamento”, assevera Leonardo Ferraz à reportagem da DOC. Estamos sentados à mesa do escritório no segundo andar da Fontesville Ambientes, no Spazio Shopping Design, e a voz do idealizador da empresa que completa dez anos em 2020 é calma e segura. Ele sabe que “relacionamento é tudo” porque foi assim que começou, uma década atrás, quando trabalhava no contraturno de seu antigo emprego como auxiliar de produção fazendo um extra. Desde o início, o foco era na exclusividade, na personalização dos produtos. E a competência na execução do trabalho, a satisfação dos clientes e dos arquitetos que o…

Revista DOC

Conteúdo na essência

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store