Dicas para o freelancer CLT

Você tem um trabalho fulltime, mas está pensando em ganhar uma grana extra, seja pra comprar aquele videogame novo, aumentar sua reserva ou por qualquer outro motivo? Fique atento, apesar de ser uma idéia boa, existem armadilhas no meio do caminho que podem te prejudicar. Mas fique tranquilo, que vou dar algumas dicas de como evitá-las.

Primeiro de tudo, tenha consciência que você está abrindo mão do seu tempo de descanso para ganhar mais dinheiro. Logo, precisa valer a pena. O primeiro critério é o financeiro, afinal, normalmente este é o primeiro motivo que está levando você a fazer um freela. Outra coisa que costumo levar em conta, é que mesmo que você não precise (muito) do dinheiro, você pode acabar expandindo sua rede de contatos pegando um determinado trabalho, o que pode ser bom à longo prazo, principalmente se você estiver pensando em mudar de emprego.

Em seguida, você precisa planejar quais dias e quantas horas você irá trabalhar numa semana. Eu por exemplo, costumo deixar para fazer os freelances nos fins de semana. Por outro lado, tenho amigos que esticam os dias da semana trabalhando mais após cumprir suas horas nos respectivos empregos. Teste e veja o que funciona pra você.

Mais um ponto importante: Tenha ciência que trabalhar demais não é sustentável, portanto, tenha um plano de fuga, ou seja, alguém para indicar caso você esteja largando um trabalho ou pelo menos dê um aviso prévio para não deixar a outra parte na mão. Isto é bem comum naqueles tipos de trabalho onde você recebe por hora, se estendendo por meses.

O que nos leva ao último: saiba a hora de parar. Existem trabalhos que começam a demandar um volume maior de horas, simplesmente por serem mais complexos, e que normalmente quem trabalha fulltime não consegue atender. Nessa hora, o melhor a se fazer é parar por aí. Prejudicar tua reputação com alguém por “olho grande” simplesmente não vale à pena. Saber discernir entre os trabalhos chamados milk-runs, que são mais simples, e os mais complexos, que normalmente requerem uma dedicação maior, é essencial. Fique atento à isto.

Like what you read? Give Mr. Vanderson a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.