As 7 deficiências da Aprendizagem

A parábola do sapo escaldado — uma das deficiências da aprendizagem

Segundo Peter Senge, autor do Livro “A Quinta Disciplina — A arte e a prática da organização que aprende”, existem sete deficiências de aprendizagem nas organizações, que são:

1. Eu sou o meu cargo — Confundir-se com o cargo que ocupamos, como se fosse a nossa própria identidade.

2. O inimigo está lá fora — Sempre querer culpar algo ou alguém quando algo sai errado.

3. A ilusão de assumir o controle — As vezes a proatividade tão necessária e exaltada não passa de uma reatividade disfarçada. Quando apenas nos tornamos mais agressivos, na ilusão de assumir o controle, combatendo o ‘inimigo lá fora’ nos tornamos reativos.

4. A fixação em eventos — Ao tentar explicar os problemas que enfrentamos nos concentramos a ver a vida como uma série de acontecimentos e, para cada um deles, acreditamos ter uma causa óbvia.

5. A parábola do sapo escaldado — Esta parábola aponta para o fato que as vezes temos a síndrome do sapo escaldado, onde só percebemos as mudanças súbitas da vida e não prestamos atenção nas mudanças que ocorrem lentamente, prejudicando nossas ações no processo de transformação.

6. A ilusão de aprender com a experiência. O aprendizado mais poderoso vem da experiência direta. Aí está o dilema essencial: aprendemos melhor com a experiência, todavia nunca experimentamos diretamente as consequências de nossas decisões mais importantes.

7. O mito da equipe gerencial — A equipe gerencial surge como um grupo de gerentes super preparados para enfrentar os dilemas e deficiências de uma organização. Todavia, com muita frenquência, as equipes tendem a gastar seu tempo lutando pelo seu espaço, impedindo que qualquer coisa as faça parecer pessoalmente incompetentes e fingem que todos apoiam a estratégia coletiva da equipe, para manter a aparência de um grupo coeso, abafando as divergências do grupo. A maioria das equipes gerenciais rompe sob pressão, segundo Chris Argyris, professor da Universidade de Harvard.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Ariel Nobre’s story.