Este é um resumo da experiência que eu e minha família tivemos ao nos mudar para a Alemanha. Estamos aqui há um ano e cinco meses, vivemos muito pouco da experiência e sei que temos muito a aprender e viver ainda. Mesmo assim, creio que já temos informações suficientes para ajudar quem pensa em se mudar para cá.

Image for post
Image for post
Primeira neve em Waldbröl (2008) por Thomas Depenbusch

Porque mudar para a Alemanha?

Mudar para outro país não é simples, ou rápido. Não é uma decisão que se deva fazer às pressas, ou sem compreender as suas motivações. Com as crises reincidentes no Brasil, e a recente crise econômico-política, não faltam motivos para sair: corrupção, criminalidade, desemprego, impunidade, falta de segurança, falência do sistema de saúde, educação precária, e a lista só aumenta. …


Image for post
Image for post
Artigo da Gazeta do Povo publicado em 06/03/2014 por Katia Brembatti

Aqui na Alemanha o tratamento e separação do lixo para a reciclagem é bem avançada. Venho de Curitiba que, no Brasil, é uma das cidades que tem um dos melhores trabalhos de separação e reciclagem do lixo. Já estava acostumado a separar o lixo do “lixo-que-não-é-lixo, mas aqui eu vi que isto poderia alcançar outro nível.

Aqui na minha região contamos com 6 categorias de lixos para separar, cada um com seu tratamento para o descarte e também durante a reciclagem:

  • Papel, Cartolina e Papelão;
  • Embalagens plásticas e metálicas;
  • Lixo orgânico (restos de alimentos e plantas);
  • Lixo grande (itens grandes demais para serem coletados no serviço comum), eletrodomésticos e eletrônicos, em…

About

Alexandre Marcondes

C#, iOS, Android Developer & Polymath Aspirant

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store