Moda e autoconhecimento

Armário da Fêca
Sep 5, 2018 · 2 min read

Eu estou a pleno vapor no meu estudo de consultoria de moda e por conta disso começo a “atender” meu amigos. Na verdade sempre fiz um pouco isso. E esse movimento tá me fazendo refletir qual o tipo de consultora eu quero ser. Porquê lá atrás quando meu relacionamento com a moda era só de admiração e eu consumia moda sem questionar, estudar, entender a história, só pela afinidade mesmo, a minha ideia de imagem pessoal era bastante engessada, digamos assim.

Eu achava que as pessoas deveriam se vestir bem e pronto. Que deveriam estar dentro das tendências e serem atualizadas. Pronto. Raso assim.

Quanto mais amadureci mais me questionei a respeito desse meu ponto de vista. Eu tinha uma pergunta interna que era mais ou menos assim: mas porquê mesmo que eu acho que as pessoas têm que se vestir bem? Porque eu acho que isso é importante?

Hoje eu sei que não é. Apesar de que tem umas pessoas que me dá vontade de dizer: vamo fazer uma consultoria aqui rapidinho. Deixa eu te falar do pouco que eu sei. Hahahahah. É um tanto de arrogância, claro, mas é que quando seu olho tá programado pra uma coisa sua cabeça gira em torno daquilo.

A questão é que cada vez mais entendo que a nossa imagem pessoal, a nossa relação com a moda é reflexo do nosso interno. E que o mais importante na hora de formatar seu guarda roupa e construir sua imagem é realmente o autoconhecimento. Não adianta nada a gente querer estar sempre atualizada, consumindo e desfilando a última moda se não faz mesmo sentido pra gente, ou a tendência do momento não é de fato algo com que a gente se identifica. Além do que estamos em tempos de discutir consumo. O planeta tá chegando ao limite de extração de suas riquezas em prol dos nossos caprichos (como “está na moda” por exemplo) e se preocupar apenas com se mostrar dentro das tendências de moda é no mínimo fútil.

Imagem from google

Então eu te proponho (Roberto Carlos feelings hahahah) pensar mais sobre o que significa estar na moda. O que de fato reflete, com relação a moda, quem voce é. Com o que você concorda de tudo que é tendência.

Gente, eu não tou falando pra ninguém sair julgado os outros. Ficar apontando a coleguinha ou blogueira como fútil e consumidora inconsciente. Eu tou falando de autoanálise, autoconhecimento. Tou falando de um movimento interno, você com você mesma. E sugiro que você faça isso com bastante presença, generosidade e amorosidade. Tá? Então tá!

Beijas.

Armário da Fêca
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade