Armazém de Ideias entrevista: acadêmico de RP fala sobre o seu projeto ECOsméticos

Trabalhando com a divulgação de projetos que envolvam economia criativa, hoje o Armazém de Ideias entrevista o aluno Mateus da Silva Bento, que desenvolveu o ECOsméticos.

O acadêmico do 5° período do curso de Relações Públicas da Ufam fala um pouco sobre esta atividade, idealizada por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) no período de abril a agosto de 2015.

Armazém de Ideias: Mateus, o que é o ECOsméticos?

Mateus: Ecosméticos é um projeto que eu, mais um amigo Leonardo Lima

realizamos com a orientação da professora orientadora Natalice em um curso do Cetam. A ideia do projeto era produzir e comercializar cosméticos pautados na sustentabilidade, onde produção seria feita com matérias primas da Amazônia, com essências e extratos de frutas e plantas típicas da região como açaí, andiroba, copaíba, cupuaçu, castanha, maracujá. É um produto sustentável e a própria embalagem seria confeccionada com garrafas Pet. A nossa ideia é colocar algum ponto fixo para colher as garrafas Pet que iriamos usar no projeto. E claro, tudo feito com a esterilização destas garrafas.

Armazém de Ideias: Quais são os produtos produzidos?

Mateus: Xampú, condicionadores, sabonetes e o cremes esfoliantes.

Armazém de Ideias : Como surgiu o projeto?

Mateus: Eu fazia um curso chamado Marketing e Vendas no Cetam, então a ideia de criar este projeto veio, junto com mais um colega do curso de Administração da Uninorte. Contamos com a ajuda da professora que tinha um conhecimento prévio de como produzir estes produtos mais sustentáveis com garrafas Pet. Nós nos juntamos e montamos o projeto e aproveitamos do edital Samuel Benchimol que estava aberto para submeter e concorrer as premiações, na categoria de empreendedorismo sustentável. Infelizmente não vencemos e por isso o nosso projeto estancou, pois o investimento financeiro fez falta para a continuação das atividades.

Armazém de Ideias: Vocês participaram de outros editais?

Mateus: Infelizmente não. Não soubemos de outros editais que pudessem dar algum investimento para nós.

O aluno e seus parceiros estão em busca de patrocínio e estarão participando nesta quinta-feira, 1 de setembro, da II Semana Acadêmica de empreendedorismo na Ufam. O evento acontece na Faculdade de Estudos Sociais, no setor norte do campus da Universidade e contará com uma rodada de investidores com os melhores projetos da universidade, onde os alunos vão apresentar pesquisas e os investidores vão dar dicas. As iniciativas que apresentarem viabilidade financeira, podem receber investimentos.