Os 5p´s do Growth Hacking

Eu estive na última semana a convite do YouPIX HUB para uma palestra com o Samir Patel. Ele é uma das pessoas mais influentes no Vale do Silício, mentor da 500Startups e um dos principais especialistas em Growth Hacking. O termo está ganhando força no segmento de marketing e define uma séria de práticas já existentes mas alinhadas numa série de esforços para dar resultados rápidos. Numa livre tradução o hack tem a ver com atalho, então seria algo do tipo “Atalhos para Crescimento Rápido”.

O evento foi realizado na Agência Tudo em São Paulo e contou com a presença de convidados e formadores de opinião. Já nos primeiros minutos o Samir Patel deixou claro num exemplo simples como o Growth Hacking funciona. Ele criou um padrão de visitar pessoas que ele queria no Linkedin, ver quais visitaram de volta e começou a adicionar essas pessoas. Depois com a ajuda de um programador ele criou um programa de computador (robô ou bot como tem sido chamados esses programas que repetem processos) que faz a mesma coisa que ele fazia de forma manual. Ou seja criou um atalho para gerar contatos no Linkedin mais rápido e aí então temos um hack.

De fato a automação em marketing e a criação de programas com algoritmos de inteligência artificial vão ser uma grande tendência nessa área. Assim como análise de dados — que não é mais tendência, mas necessidade — vem com força total no universo do GH.

Dicas Apresentadas

Se engana quem acha que o Samir só falou das maravilhas mas escondeu o ovo de ouro. Ele deu dicas valiosas e práticas. Ele falou da importância de você ser o primeiro colocado num determinado segmento assim como o sorvete sabor baunilha é, ou seja, Be Vanilla:

No competitivo mercado do Vale do Silício somente as empresas que crescem realmente rápido tem atenção.

E para parametrizar melhor as práticas o Samir Patel criou uma metodologia própria de GH: os 5 P´s do Samir

Os 5 p´s do Growth Hack

  • Ter um Propósito ou objetivo audacioso de crescimento;
  • Ter um Plano de Ação que estabelece KPI´s baseados no seu estágio, risco/apetite e horizonte temporal;
  • Ter Pessoas preparadas para trabalhar com números e aí ele faz um trocadilho de MadMen(seriado publicidade) com MathMen: hackers, designers, analistas de dados etc;
  • Ter um Processo científico e que traz conhecimentos do Kaizen (método de pensamento em processos industriais estabelecido pela Toyota que prega melhoria contínua) e a Teoria das Pequenas Apostas (referência ao livro Little Bets do Peter Sims — uma pequena ação, de baixo risco levada a descobrir, desenvolver e testar uma ideia de forma a barrar um dos maiores obstáculos da criatividade: o perfeccionismo, a aversão ao risco e múltiplas ruminações de ideias);
  • Ter uma Plataforma que envolva automação para escalar com velocidade rápida.

Growth Hack para Creators

O evento também foi uma oportunidade para o Samir Patel falar um pouco sobre Growth Hacking para Creators — todo conteúdo foi gravado para um curso que será oferecido peloYouPIX HUB em breve — e foram dicas valiosas. Ele deu dicas de KPI para criadores:

Assim Creators que focam em seus dados analíticos e estabelecem metas por KPI, por exemplo, digamos que eu quero aumentar meu tráfego no blog:

  • Eu estabeleço uma meta, por exemplo, aumentar tráfego vindo do Facebook;
  • Analiso todos os todos referentes ao tráfego e Facebook;
  • Proponho algumas ações para melhoria — por exemplo — comprar anúncios e criar conteúdo viral;
  • Analiso os dados de cada ação e vou melhorando a ação de melhor performance com melhoria contínua;
  • Vejo se consigo automatizar esse processo (posso precisar da ajuda de um programador para isso).

E também falou da complexibilidade do algoritmo de relevância do Youtube e pode colocar um vídeo no primeiro ou último lugar da ferramenta. Ele lembrou que o Youtube é o terceiro motor de busca mais usado no mundo todo.

Este é só um apanhado do que vi por lá — foi muito rico de informações — e agora é esperar o programa do YouPIX Hub com todas essas dicas valiosas.

Sobre o YouPIX HUB

YouPix HUB é um centro de conhecimento através do qual os creators (produtores de conteúdo para internet) aprendem com ações de aceleração de negócio para poder gerar novas oportunidades de mercado.

A plataforma conecta criadores, marcas, plataformas, agências de publicidade, veículos de comunicação, investidores e especialistas digitais através de uma metodologia de ensino dinâmico e um ambiente aspiracional, alavancando o crescimento e o desenvolvimento da indústria da inovação.

Todos os programas têm uma mistura de componentes: os profissionais mais talentosos da indústria como Conectores + aulas orientadas a conversação dinâmica + pontos de contato on-line e reuniões pessoais + acesso a possibilidades de negócios exclusivos.

YouPix HUB oferece programas para criação de conteúdo, comunicações, rede social, estratégias de negócios e desenvolvimento de negócios, marketing digital e empreendedorismo, projetado por todo expertise do YouPix e as pessoas mais relevantes de todo o mundo.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.