7 papéis que você deveria conhecer

Quantas pessoas, na sua cidade, você conhece que utiliza papel semente ou papel de fibra de bananeira nos seus artesanatos? Provavelmente poucas ou quase nenhuma porque esses são materiais poucos conhecidos e explorados, por isso, nesse artigo, você vai conhecer 7 tipos de papéis que a maioria das pessoas não conhecem e utilizam no dia a dia.

Cada material que você usa no seu artesanato pode deixar a sua peça mais ou menos valorizada dependendo do modo como você utiliza. Por exemplo, quando você faz um caderno artesanal com a capa e algumas folhas de fibra de bananeira ele se diferencia dos demais cadernos por 2 motivos:

► Ele é uma peça diferenciada que utiliza materiais que não são comuns (exclusividade);

►A indústria não consegue fabricar produtos, em larga escala, utilizando esse tipo de material;

Será que essa não é uma grande oportunidade ?

Estes papéis podem ser utilizados em praticamente qualquer tipo de artesanato que utilize papel, mas com o diferencial de deixar a sua peça mais charmosa, atraente e com mais qualidade.

Eu me lembro que a primeira vez que eu vi estes papéis eu fiquei impressionado e minha cabeça não parou de ter ideias mirabolantes de onde aplicar.

Papel Semente

papel-semente-imagem

O papel semente é uma papel com vida, ele recebe diversas sementes durante o seu processo de produção. Essas sementes germinam quando o papel é jogado fora, em um lugar que tenha contato com a água e terra fértil.

Desse papel podem germinar várias flores, verduras, condimentos, chás etc. Algumas das sementes mais comuns são camomila, manjericão, rúcula, salsinha e cravo.

Esse papel pode ser utilizado da mesma forma que se utiliza um papel comum, inclusive pode ser utilizado na impressora.

Ele é um grande diferencial para as pessoas que valorizam a natureza e a sustentabilidade.

cartao-com-papel-semente

Crédito foto: http://www.custompaper.com/invitations.html

Onde encontrar: Existem alguns fornecedores brasileiros que fabricam esse tipo de papel como a empresa Papel semente.

Papel Metálico

papel-metalizado

O papel metálico são papéis que imitam a cor e brilho dos metais como prata, bronze, alumínio e ouro. Durante o processo de fabricação essas folhas recebem pigmentos minerais para que eles ganhem o brilho característico dos metais e uma camada perolada (que lembra o brilho de uma pérola). Esse tipo de papel atrai muito o olhar devido as suas características únicas e por ser um material pouco conhecido pela maioria das pessoas, gerando assim uma grande curiosidade e interesse.

As aplicações são diversas: convites, detalhes nas capas do cadernos artesanais até elementos decorativos diversos.

Onde encontrar: Em algumas papelarias locais e em várias lojas virtuais. Uma das marcas mais conhecidas é o Curious Metallics

Papel de Fibra Vegetal

papel-de-fibra-de-bananeira

O papel de fibra vegetal é diferente do papel reciclado. O reciclado geralmente é feito de papeis que já foram utilizados, enquanto que o papel ecológico é feito a partir de fibra natural que podem ser de bananeira, Sisal, cana de açúcar, buriti, açaí, capim dourado etc.

Grande parte desses papéis são produzidos artesanalmente. Eles são produzidos em diversas cores e com texturas variadas podendo até ser encontrado pétalas de rosas incrustadas.

Eles podem ser utilizados em vários produtos para dar um toque especial e exclusivo.

encadernação-com-papel-de-bananeira

Crédito: http://artedefibra.blogspot.com.br/

Onde encontrar: Como a maioria desses materiais são produzidos artesanalmente, dificilmente você irá encontrar em papelarias, sendo mais fácil achar na Internet nos sites dos produtores como a Agave, Mariapapirus, Liondor, no Elo 7 etc

Guardanapo Estampado

guardanapo-decorado

O guardanapo estampado são guardanapos decorados com padrões coloridos, impressos na superfície. Eles são relativamente baratos e existe uma grande variedade de desenhos impressos com vários temas (xadrez, frutas, flores, paisagens, animais etc).

Umas das aplicações na encadernação artesanal é para decorar as capas dos cadernos.

guardanapo-estampado

Onde encontrar: Eles podem ser encontrados em lojas que vendem materiais para eventos e festas. Além disso podem ser encontrados facilmente na Internet.

Papel para Scrapbook

papel-para-scrap

O papel para Scrapbook é mais conhecido pelas pessoas que fazem algum tipo de artesanato. Ele é um papel sem acidez, livre de lignina e com ambos os lados estampados. Devido a essas características esse papel não reage com a luz e nem com o calor e por causa disso esse papel dificilmente amarela e muda de cor com o passar do tempo. Essas características tornam esse tipo de papel ótimo para revestir capas de cadernos artesanais, para fazer capas flexíveis e para diversas outras aplicações.

Existe uma grande variedade de tipos disponíveis, variando desde a gramatura, transparência e textura.

papel-para-scrapbook

Onde encontrar: O papel para Scrapbook é fácil de ser encontrado nas papelarias e em várias lojas online. A dimensão mais comum é de 30,5 x 30,5 cm.

Papel Contact

papel-contact

O papel contact é um dos materiais mais versáteis, ele pode ser aplicado em praticamente qualquer lugar. Ele é formado por uma superfície decorada, visível de um lado, e uma camada altamente adesiva do outro lado que adere a quase todo tipo de superfície com facilidade. Ele é usado para decorar e proteger superfícies como prateleiras, armários, notebook, capa de livro, capa de caderno, janela, geladeira, parede etc. Ele é vendido em rolo e existem tipos específicos para cada superfície como vidro, aço inox, madeira etc.

O papel contact tem diversas texturas impressas simulando madeira, metal, plástico colorido, flores etc.

Dica: o papel contact, preto fosco, pode ser adesivado na parede é utilizado como quadro negro para escrever com giz.

papel-contact-preto-exemplo
papel-contact-aplicação-variada

Crédito foto: http://iheartorganizing.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html

Onde encontra: Esse material é encontrado em rolo vendido em algumas papelarias e facilmente encontrando em lojas online.

Papel color plus

papel-color-plus

O papel color plus é um dos papeis coloridos de maior qualidade. Ele tem uma superfície uniforme, a cor é estável e não reage a luz. Eles estão disponíveis em diversas gramaturas e tem um leque de cores variadas. Ele é ideal para trabalhos artesanais de altíssima qualidade.

banner_blog_artigos

E você já experimentou algum desses papéis ou conhece outros? Comenta aqui embaixo:

CTA_comentario_artigo (2)

Originally published at Arte com Papapel.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Arte com Papel’s story.