Albert, o artista das ruas de São Paulo

Albert Lazarini Oliveira é um jovem de 24 anos, artista plástico, grafiteiro e nas horas vagas jogador de basquete. Nascido em São Paulo onde mora atualmente, já residiu nas cidades de Assis e Fortaleza.

Quando ouvimos o grafiteiro fica nítido seu estado de espírito elevado, seja pelo seu tom de voz calmo, seu largo sorriso, sua energia positiva contagiante, suas roupas muitas vezes com tinta, e claro, por suas obras inigualáveis nas quais se expressa fielmente.

Albert em Ilha Grande (Arquivo pessoal/Instagram)

O COMEÇO

O artista começou escrevendo e desenhando com giz de cera as paredes de seu quarto no interior de SP, logo quando veio para a capital se deparou com os grafites, pixos e pinturas em alta nas ruas. Foi então que o flerte pela arte se tornou uma verdadeira paixão e dominou-o da cabeça aos pés.

Seu estilo de vida, roupas, amigos, lugares aos quais frequenta tem um porque e consequentemente uma conexão natural com a arte.

O artista e grafiteiro tinha uma inquietude em observar o mundo afora e seus insights que vinham surgindo cada vez mais e ocupando sua mente.

Eu tinha convicção de que precisava me expressar, não por dinheiro, não pelas outras pessoas, mas principalmente por querer me encontrar. Saber qual era meu espaço na sociedade e com isso contribuir da minha maneira.

Foi aí que surgiu a assinatura “ALO” que são as iniciais do seu nome e que inspira uma reflexão pra prestar atenção com o momento presente, o agora.

Variações da assinatura do artista

A assinatura toma forma de acordo com o conjunto da arte produzida, o contexto, o momento que Albert se encontra e alguns outros fatores.

“Cara, as vezes sinto que minha assinatura forma sozinha, assim como acontece um pouco com minhas pinturas e desenhos. Eu respiro fundo, sinto o momento, dou aquela última conferida no que produzi e a assinatura sai na espontaneidade.” Conclui o artista com um sorriso no rosto.

NA RUA

Meu trabalho na rua é diferente do meu trabalho no ateliê.

Na rua, Albert denomina o muro cinza como um espaço inabitado, de zero reflexão e a partir daí faz uma abordagem de arte com características como a estética, criação de diálogos e resistência, porque, segundo ele, é uma luta diária em não burocratizar e capitalizar a arte.

Demonstração do processo de criação embaixo do viaduto — na rua

NO ATELIÊ

Em um ambiente fechado e com tempo a mais para debruçar nos seus projetos, Albert une técnicas minuciosas com o objetivo do trabalho ou da exposição. Com propostas diferentes, no estúdio de criação ou ateliê ele confirma que jamais deixará sua essência de lado.

ALO em ação no ateliê, alguns rascunhos e uma pintura no Galleria Bar SP
Os materiais, recursos, produtos em si são vastos, o que fazer com tudo que encontro no ateliê é prazeroso, mesmo quando tem um entulho ou coisas que parecem inúteis a gente dá algum sentido pra estes objetos. E acredito que neste espaço gera até uma possibilidade maior de erros, o que no caso da pra recomeçar, repensar, fazer diferente, diferente do que na rua.

PROCESSO CRIATIVO

Ao que diz respeito do seu processo criativo, Albert aflora sua visão e afirma que sua arte faz parte de um estudo dos planos em que o ser humano habita: plano mental, energético, espiritual, astral, intuitivo, monádico e divino.

O intuitivo é a interseção entre o ser humano e o poder superior, eu tento materializar os planos nas minhas obras e trago isso fora de um conceito ou contexto religioso. Me baseio na natureza humana, no padrão genético do homem, esse é meu trabalho!”

Com muita cor e retratando o ser humano, alguns trabalho do artista

SUAS OBRAS

As obras de Albert geralmente retratam o ser humano em suas formas, dimensões, imaginações, lugares, hábitos ou crenças. É comum o artista pintar rostos humanos, corpos com características criativas, resultado muitas vezes da sua imaginação ou de seus estudos.

“Gosto muito de tudo que é humano e que remete a natureza humana, tento muitas vezes expor algum sentimento como coragem, amor, alegria, tristeza, fúria e por aí vai, nos meus quadros.”

Segundo “ALO” suas inspirações vem do cotidiano, da observação, de cultivar e admirar os outros. Fato incomum, pois muitas vezes nem paramos pra observar e quando acontece é comum reclamarmos de algo.

JUST APPROVE

Albert recentemente foi “contratado” para ser um artista da Approve — marca de roupas idealizada pelo influencer Leonardo Picon.

Albert e o influencer digital Leonardo Picon

A vida é muito louca, nos prega peças. Conhecer o Leo e todos que fazem parte da Just Approve foi e é uma satisfação enorme pra mim como profissional e ser humano. Somos uma família, verdadeiros irmãos que trabalham muito no dia-a-dia.”

O artista tem agora um ateliê na house da Approve, onde se dedica em seus trabalhos. E, além disto, também já realizou projetos no Luz, Câmera, Burger e Galleria Bar SP, empreendimentos também do multifacetado Leo Picon.

Projetos desenvolvidos especialmente para o espaço Approve House e para o Galleria Bar SP
Desde de que entrei pra família me envolvi em projetos que jamais achei que faria parte, foi uma conexão monstruosa que abriu muitos caminhos na minha vida em todos os aspectos.
O grafiteiro em seu ateliê na Approve

Assista abaixo um vídeo rápido de Albert falando sobre algumas das coisas que ainda gostaria de fazer. Se liga no astral do rapaz!
O vídeo foi gravado na ultima edição do SPFW, no qual o artista pela segunda vez consecutiva é chamado para realizar lives paints.

EDIÇÃO DE IMAGENS E TEXTO REALIZADO PELO ALUNO
JOÃO PEDRO OLIVEIRA M. LARAVIA (RA: 20204462)