Por que me posicionar?

Arthur
Arthur
Sep 7, 2018 · 3 min read

Eu sempre fui uma pessoa que não me sentia confortável em deixar as outra pessoas desconfortáveis. De certa forma isso me ajudou à conviver com muita gente. No geral, a gente não gosta de ser confrontado. É mais fácil conviver com quem não se posiciona contra suas opiniões, principalmente sobre assuntos onde elas têm opiniões fortes, mesmo que não sejam exatamente bem embasadas, lógicas ou eticamente corretas. Gera polêmica. Eu não estou acostumado à gerar a polêmica, só assisti-la. Opino quando me sinto à vontade e isso não é muito comum.

Não sou do tipo que se posiciona o tempo todo sobre qualquer assunto. Sempre fui muito de ficar na minha e analisar a situação. Sou do tipo observador e gosto disso. Observo muito, mas muito antes de me posicionar. Isso não é uma coisa exatamente legal. De vez em quando dá a impressão que estou fazendo vista grossa para algumas coisas que precisam ser falados e que geram desconforto. Algumas dessas coisas em grande escala influenciam na vida de muita gente. Política é uma dessas coisas.

Há algum tempo eu ando pensando em falar mais sobre Política. Principalmente nesse momento todo mundo pensa em política até involuntariamente. Tem sempre alguém conversando sobre isso em algum lugar. Tem sempre alguém sendo político ou falando sobre política e a gente nem percebe. Nem sempre as pessoas dialogam sobre isso. E estou falando em dialogar mesmo. Perguntar, pesquisar, ouvir outras opiniões e dizer o que acha sobre algum aspecto. Não estamos acostumamos a dialogar bem, ouvir as outras, processar opiniões alheias, pesquisar sobre, admitir nossos próprios erros e mudar de opinião. É um processo desconfortável para qualquer um, mas ultimamente parece que se tornou mais que isso. Se tornou tabu. Isso é chato.

A política está envolvida em absolutamente todos os aspectos da nossa vida. Sim, todos. Não se envolver com política de alguma forma é se abster de opinar em assuntos de interesse comum. É deixar as escolhas que influenciam na vida todo mundo na mão de pessoas que nem sempre nos representam, mesmo que nós tenhamos votado nelas. E acredito que o fato deles não representarem a maioria da população acontece porque:

  • Não escolhemos bem nossos representantes;
  • Nossos representantes geralmente não refletem a opinião do eleitor;
  • Nós não cobramos nossos representantes para que façam um bom trabalho;
  • Eles não trabalham bem e a educação pública vai para o saco;
  • E por conta disso não escolhemos bem nossos representantes…

Perceberam o ciclo? O conjunto dessa obra f0#*& com todo mundo. Gostaria que o papo fosse menos apocalíptico que isso, mas corremos o risco de anos tenebrosos pela frente e o futuro das crianças que está em jogo (me permitam esse clichê, por favor). Temos que reduzir danos. Temos uma boa parcela de responsabilidade com o bem geral da nação e para isso muita gente tem que sair da zona de conforto. Inclusive eu.

Vamos dialogar, gente.

Arthur

Written by

Sobre um homem negro e nordestino e as coisas interessantes à minha volta.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade