Primeiros passos de um DEV com Docker [Parte 2]

Essa é uma série de posts sobre o que tenho aprendido sobre Docker, e gostaria de compartilhar. Você pode acompanhar o post anterior em:

Estou realizando um curso pela CAC-TI sobre Microservices, e minhas primeiras impressões sobre o mesmo podem ser encontradas aqui:

Tenho aprendido bastante com o instrutor, Domingo Suarez Torres, e assim que terminar o curso pretendo fazer uma review mais elaborada sobre o mesmo. O que posso adiantar é que por hora, o curso já superou e muito minhas expectativas.

Uma vez, eu havia mencionado o seguinte em um post sobre metas para o ano de 2016:

Atualmente estou fazendo meu segundo curso da 4Linux, o primeiro foi o curso de Administração JBoss AS 7 com Alta Performance e Produtividade, já esse segundo de Wildfly 8 — Administracao com Cluster de Alta Performance em Ambiente DevOps. A ideia é adentrar, ao menos um pouco, na área de infraestrutura, ainda que alguns conceitos ainda não entrem na cabeça deste programador.

Hoje, posso dizer que muitos do conceitos aprendidos no curso da 4Linux que diziam respeito apenas à infraestrutura e Docker ficaram mais claros para mim no decorrer desse curso de Microservices, e isso porque ainda não chegamos à parte Microservices propriamente dita no curso. De qualquer forma, isso é assunto para outro post.

Você pode encontrar diversas definições sobre Docker, ou o quanto um container é diferente de uma VM, etc. Por hora vou deixar uma definição encontrada no próprio site deles:

Docker is an open platform for developers and sysadmins to build, ship, and run distributed applications, whether on laptops, data center VMs, or the cloud.

Minha ideia então é tentar aplicar esses conceitos em um projeto que eu já havia começado a refatorar, mas que decidi iniciá-lo mais uma vez, a fim de aplicar mais esse conceito.

O repositório pode ser encontrado aqui:

No próximo post irei expecificar as ferramentas iniciais para o trabalho… até lá

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.