Meus primeiros meses de Apple Watch e algumas dicas para quando você comprar um.

Arthur Castro
4 min readDec 28, 2015

--

Você pode parecer o James Bond colocando senha no relógio…

Como bom geek, comprei um Apple Watch alguns meses atrás. Quando o dólar não estava valendo R$219038210307213,00…

Eu sabia que não precisava, até porque nunca gostei muito de usar relógio (exceto um que tive aos 12 anos que tinha um espaço pra guardar balas e parecia um morfador dos Rangers). Mas, antes mesmo do lançamento, estudei todas guidelines e fiz muitos mockups, pois fui convidado pra seleta lista de apps que estariam no lançamento. Acabamos desistindo de entrar, não por vontade, mas por uma decisão de roadmap e recursos. Como dizia Jobs, "foco é saber dizer não".

Enfim, já tinha visto alguns amigos meus com outros smartwatches: moto360, LG, Pebble… quase nenhum review positivo, exceto do Pebble. Os que não deram o braço a torcer, simplesmente pararam de usar e venderam meses depois.

Apesar da incógnita e por saber que o Apple Watch era o mais “dependente” do iPhone do que os outros relógios (além de ser a primeira geração de um produto Apple) arrisquei pra entender como o AW poderia ser útil. E listei abaixo algumas dicas, uma vez que mesmo com o dólar em alta, deve ter sido um dos presentes mais procurados no natal. Se liga:

1. Antes de tudo, configure suas notificações!

Nos primeiros dias com meu AW, estava me sentindo irritado pelo excesso de notificações e vibradas no pulso. Trabalho com apps, UX e além dos que uso rotineiramente, tenho +/- 250 apps instalados que uso com menos freqüência ou são para teste / benchamark. Então, para não ficar com o pulso tremendo a cada minuto, configure apenas os apps que você realmente acha útil (acredite em mim, aposto que serão no máximo 10).

2. Tela principal e Glances podem ser bem úteis!

Assim como no iPhone você deixa os apps que usa mais com um acesso mais fácil, tipo, fora de pastas, configure as informações na tela principal. Na minha estão, Hora, Timer, Calendário, Resumo das Atividades, Temperatura e % bateria. Além disso, os glances — que são uma espécie de resumo dos apps sem acessar os apps — podem economizar ainda mais seu tempo.

3. Passei a olhar meu iPhone menos

Se ligue nos dados:
1. Olhamos o smartphone mais de 150x por dia (fonte: Think With Google)
2. Depois do Apple Watch carrego meu iPhone 1x por dia.

Parei de ficar olhando minha central de notificações a cada 5–10min / vibrada no bolso. Configurei para receber apenas notificações de apps importantes no meu AW (Email do trabalho e pessoal, apps de mensagem do trabalho e pessoal e Twitter). Bom, no dia-a-dia, quando recebo uma notificação, dou uma breve olhada na tela, se for importante, interajo, se não, continuo o que estou fazendo.

Sou um atleta!

4. Me exercito mais

Pode parecer bobeira, mas com uma tela no pulso te lembrando de levantar caso fique muito tempo sentado, das calorias gastas e da quantidade de passos no dia, realmente tenho um estimulo a mais. O Workout é bem útil também, uma vez que o Nike Running, demora uma eternidade pra abrir.

5. Realmente uso funções de um relógio

“Você comprou um relógio cara, como assim não usar funções de um relógio?” Ok. Sei que você pode estar pensando isso. Mas assim como uma das coisas que você menos utiliza em seu smartphone é a ligação, o Apple Watch pode também te pregar umas peças. Mas enfim, além das horas, tenho um timer configurada de 3 em 3 horas para lembrar de me alimentar (Existem milhões de apps que fazem isso, mas nenhum que fica vibrando no seu pulso!), uso o cronometro pra marcar o tempo que passo viajando e em reuniões no dia-a-dia.

6. Me sinto um Power Ranger!

Sério, atender uma ligação como se estivesse falando com o Zordon é incrível!

GO GO POWER RANGERS!!

Apesar de ter alguns apps que demoram para carregar, a dependência do iPhone e um carregador diferente (mais um, né Apple?) não me arrependo de ter comprado a primeira geração de um produto Apple, até porque ele realmente tem ajudado a modificar alguns hábitos e ser mais produtivo.

--

--

Arthur Castro

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu