Bolha digital existe!

Primeiramente, precisamos entender o que é uma bolha econômica ou bolha especulativa de uma forma geral. No mercado, quando acontece as aberturas de IPO normalmente as empresas realizam valuation para saber quanto sua empresa esta valendo no mercado, porém depois dessa etapa o mercado começa a especular o preço num senário futuro. O problema é que, em alguns casos, o investidor especula muito além do preço real e quando a economia desacelera é quando as bolhas normalmente estouram.

Por volta de 1995 quando a era da internet começou, cerca de 18 milhões de pessoas já fazia o uso dela, logo não demorou muito tempo para que investidores vissem oportunidades de fazer dinheiro nesse novo mundo. Portanto, houve um grande número de investimentos feitos em empresas virtuais nessa época, muitos deles nem ao menos se preocupou em ver o plano de negócio da empresa para saber quando que aconteceria o retorno, quanto precisava de fluxo de caixa, custos.

Logo não demorou muito para que essas empresas não apresentasse um retorno financeiro aceitável, assumindo assim grandes perdas e assim estourando a primeira bolha digital. No ano de 1999, cerca de 457 IPOs eram de web empresas ou empresas ligadas diretamente à internet dentre elas apenas 76 continuaram com capital aberto em 2001 fazendo com que muitos investidores e até bancos, que liberaram linhas de créditos para essas empresas, perdessem um alto valor levando a falência em alguns casos.

NASDAQ índice

Voltando para o senário atual, um terço dos empreendedores não têm opinião formada sobre uma possível bolha de startups; mas, entre os que têm, 73% acreditam que ela existe, de acordo com a pesquisa State of Startups 2015. E entre os que negam a existência do fenômeno, há duas vezes mais empreendedores de produtos voltados a empresas do que aqueles que fornecem produtos diretamente ao consumidor.

FONTES:

http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/bolha-economica.htm

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.