Uma visão 360 sobre o mercado de carros elétricos

Arthur Lamblet Vaz
Aug 27, 2017 · 6 min read

Com o avanço dos desastres ao Meio Ambiente e a conscientização das pessoas, principalmente a geração que está por vim que logo estará em posição de liderança nacional fez com que a busca por alternativas que não fossem danosos ao meio ambiente aumentasse.

Uma delas, que ao meu ver, é uma das mais comentadas e investida no momento é o veículo elétrico. Primeiramente, vamos voltar um pouco e lembrar desde quando os carros convencionais estão em circulação.

1895 — Invenção do motor de combustão

1896 — Henry Ford inventou o carro motorizado

Estamos falando em 121 anos em que os carros convencionais estão no mercado.

Veículos motorizados nos EUA
Venda de veículos motorizados nos EUA

Usamos como base do Ocidente o mercado de carro dos Estados Unidos pelo simples fato deles serem os pioneiros e líderes do mercado. Como podemos notar nos dois gráficos ao lado, historicamente o número de veículos e de vendas de veículos vem crescendo num período de 1970–2000. Em todos esses anos é difícil medir o quanto de gás carbono proveniente dos automóveis foram expelidos na atmosfera.

Número de veículos em cada 1000 pessoas

Quando olhamos para os números da mudança climática que estamos vivendo é possível observar o impacto da indústria automobilística na emissão do gás carbono.

Variações do CO2 400 anos atrás (ano de referência 2013)

Mas se você pensa que o principal emissor de CO2 são os automóveis está enganado. Os automóveis ocupam a terceira posição, perdendo para o líder aquecedores/termoelétricas e para as indústrias e construções.

Além do mais, o mais danoso para o planeta no momento também não é o CO2. Como vemos abaixo no gráfico, o gás metano ultrapassou o CO2 em 2000.

Carbon dioxide (CO₂) has increased from our use of fossil fuels which we burn for use in transpor tation, energy generation, building heating and cooling. Deforestation also releases CO2 and re duces its uptake by plants.

Methane (CH₄) has more than doubled as a result of human activities related to agriculture, natural gas distribution and landfills. However, increases in methane concentrations are slowing down because the growth of emissions has decreased over the last two decades.

Mas o que isso tem haver com carros e carros elétricos? Na minha concepção, quero mostrar outros motivos por trás dessa atenção toda nos carros elétricos já que não é o principal problema de emissão do CO2 como vimos anteriormente e o CO2 não é o mais danoso no atual momento ao nosso ecossistema.

Energia Solar & Eólica vem se destacando no setor de fontes de energias e as Indústrias & Construção não tem a mesma preocupação pois isso pode fazer com que aumente o seu custo e gere investimento em pesquisas num cenário ruim para economia global.

O interesse em tirar o monopólio das indústrias e países que controlam o petróleo vem atrás da vontade em entrar no mercado automotivo que é um dos mercados com a maior receita.

Mas isso não é tudo, o carro elétrico além de estar recebendo incentivos em diferentes governos, ele é mais eficiente do que a gasolina em questão de performance.

O gráfico ao lado mostra a performance de milhas percorrida por um galão (mpg). As cores em destaque faz referência a 3 tipos de carros, o verde — elétrico, o amarelo — híbrido e o vermelho — gasolina. Concluindo que o carro elétrico se torna uma opção mais econômica de todas.

Falando em kwh gasto para percorrer uma distância de 100km carregando apenas uma pessoa no carro, o desempenho do carro elétrico se encontra na posição intermediária. Porém, se pensarmos que carros solares são os mais leves e simples carros faz sentindo terem um gasto menor de kwh, já os transportes de massa como trem e ónibus também faz sentindo ficarem numa posição de baixo kwh devido ao fato de serem desenhados e criados para carregar uma quantidade considerável de passageiro e não apenas um. Mas para mim o ponto mais importante é que o desempenho kwh do carro elétrico ainda se encontra numa posição melhor do que os carro movidos á gasolina.

Com todas essas vantagens competitivas além de ajudar na preservação do meio ambiente os analistas de mercado prevem um aumento considerável nas vendas dos carros elétricos chegando até ser maior que os carros convencionais movidos á gasolina.

The forecast by Couse is the highest yet by any major oil company. It even exceeds the expectations of Colin McKerracher, the head of advanced transport analysis at Bloomberg New Energy Finance. “That’s big,” he said. “That’s by far the most aggressive we’ve seen by any of the majors.” Michael Liebreich, who founded Bloomberg New Energy Finance, said, “By 2020 there will be over 120 different models of EV across the spectrum. These are great cars. They will make the internal combustion equivalent look old fashioned.”

Só temos que nos atentar em duas questões quando se pensa de maneira sistémica. A primeira é a fonte de energia provedora dos carros elétricos, pois já foi feito alguns estudos que carros elétricos em certas regiões dos Estados Unidos seria uma opção pior do que os carros á gasolina devido as usinas termoelétricas. Já a segunda é relacionada as baterias de lítio que são altamente danosas ao meio ambiente e caras para serem recicladas, mas acredito que com o crescimento desse mercado irá trazer o barateamento da reciclagem das baterias devido o aumento da demanda.

Para finalizar super recomendo a leitura do livro abaixo.

FONTES:

http://cornerstonemag.net/wp-content/uploads/2015/06/Elliott_Fig4.jpg

http://www.explainthatstuff.com/electriccars.html

)
Arthur Lamblet Vaz

Written by

Surfista, natureba e engenheiro de Produção com ênfase em Data Science🌱🌍♻️

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade