Como utilizar LED’s no NodeMCU
Agora que configuramos a IDE do Arduino para utilizar o NodeMCU, vamos ver como utilizar um componente bem famoso na eletrônica, o LED.
O LED (Light Emitting Diode) ou Diodo Emissor de Luz, como diz o nome, é um diodo que com a passagem da corrente elétrica, emite luz. Os LED’s são muito utilizados em projetos eletrônicos, já que é uma forma fácil de indicar algo para o usuário. Exemplo, ao pressionar o botão do controle para abrir o portão, um LED ascende para indicar o funcionamento do controle.
Como explicado anteriormente, o LED ascende quando há a passagem de corrente elétrica, e em nosso caso, a fonte dessa corrente será o NodeMCU.
Ligação:
A ligação do LED é bem simples, já que o componente possui apenas dois terminais, o Cátodo e o Ânodo.
Basicamente, no terminal do Ânodo, vamos colocar um resistor de 220Ω, que ao fazermos uma conta de eletricidade básica, considerando que o sinal HIGH do controlador possui uma tensão de 3.3 V, teremos uma corrente de 15mA (3,3 / 220), que esta dentro do limite de um LED comum (20mA). Já no terminal Cátodo, iremos conectar o GND da placa.
Código:
Nesse exemplo, vamos fazer um exemplo bem comum, o Blink, que consiste em fazer o LED piscar. Primeiro precisamos definir qual pino do controlador vamos utilizar. Para nosso exemplo, selecionei a porta digital D1, que corresponde à GPIO 5 (número da porta que será utilizada no código).
#define LED 5
void setup() {
pinMode(LED, OUTPUT);
}
void loop() {
digitalWrite(LED, HIGH);
delay(1000);
digitalWrite(LED, LOW);
delay(1000);
}
Em resumo, o código envia um sinal HIGH (tensão de 3.3 V), espera um segundo e envia um sinal LOW (sem tensão), ou seja, o controlador liga e desliga o LED em intervalos de um segundo.