Saiba tudo sobre a Primavera dos Museus em Porto Alegre — CHC Santa Casa, Fundação Iberê Camargo, MARGS e Memorial criam programação conjunta

ARTIKIN
ARTIKIN
Sep 11 · 6 min read

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram que acontece todo ano, com diferentes temas, no início da estação homônima. O evento ganha sua 13ª edição em 2019, abordando a proposta "Museus por dentro, por dentro dos museus", e ocorrerá entre 23 e 29 de setembro.

Em Porto Alegre, o CHC Santa Casa, a Fundação Iberê Camargo, o MARGS e o Memorial do RS se uniram, desenvolvendo uma programação conjunta e especial para a Primavera deste ano. O Coletivo Artikin é parceiro dessa iniciativa, promovendo a divulgação dos diversos eventos preparados pelas instituições.

Trata-se de uma oportunidade única de conhecer os museus por dentro — as visitas ao longo da semana contemplarão áreas pouco vistas, como os acervos e reservas técnicas das instituições. E, no sábado, está prevista uma generosa lista de atividades para todos os públicos. Confirme presença no evento do Facebook e confira abaixo a programação completa!

24.09 (terça) — visitas mediadas CHC Santa Casa

A ação propõe visitação, em dois horários (10h e 13h30), nos diferentes espaços do CHC Santa Casa (átrio, arquivo, biblioteca, galerias, museu, teatro). Durante a visita serão abordados temas relacionados à constituição do CHC enquanto espaço multicultural, seus serviços, sustentabilidade, projeto arquitetônico, trajetória histórica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Horários: 10h e 13h30 (duração de cerca de 2h por visita)

Local: CHC Santa Casa (Av. Independência, 75, Bairro Independência)

Inscrições gratuitas: bit.ly/PrimaveraArtikin

25.09 (quarta) — visitas mediadas Memorial do RS

Serão duas visitas mediadas: uma à exposição “Anistia: um passado presente”, que marca os 40 anos da promulgação da Lei da Anistia, de 1979, a partir das 14h; e outra à reserva técnica do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, a partir das 15h30.

Horários: 14h e 15h30 (duração de cerca de 1h30 por visita)

Local: Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega, Centro Histórico)

Inscrições gratuitas: bit.ly/PrimaveraArtikin

26.09 (quinta) — visita mediada MARGS

Museus por dentro, por dentro dos museus: o MARGS e seus bastidores

Ocorrerá uma visita técnica, cujo objetivo é oferecer uma compreensão da estrutura funcional e organizacional do MARGS, apresentando seus núcleos técnicos e as funções desempenhadas.

Horário: 14h (duração de cerca de 1h30, encontro no auditório do MARGS)

Local: MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico)

Inscrições gratuitas: bit.ly/PrimaveraArtikin

27.09 (sexta) — visita mediada Fundação Iberê Camargo

Jogo: Fundação por dentro, por dentro da Fundação

Você conhece a Fundação Iberê? Sabe como ela se organiza por trás das paredes brancas? A fim de entender a instituição, convidamos você a jogar um jogo pela arquitetura de Álvaro Siza. Abordaremos assuntos relativos à gestão, acervo, equipes e programas, além de visitar áreas internas e externas.

Horário: 14h (duração de cerca de 1h30)

Local: Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000, Bairro Cristal)

Inscrições gratuitas: bit.ly/PrimaveraArtikin

28.09 (sábado) — visita mediada Cemitério da Santa Casa

Considerado um museu a céu aberto, o Cemitério da Santa Casa, além de ser uma atração turística da cidade de Porto Alegre, é o mais antigo em funcionamento da cidade, localizado no bairro Azenha, é um importante espaço de memória e de representações políticas, sociais, econômicas e culturais do Estado. Por meio das esculturas situadas nos jazigos e, das próprias sepulturas, histórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul podem ser contadas. O conjunto dos monumentos de arte cemiterial é patrimônio da cidade e do Estado. Eles são relevantes, não só por sua beleza e sentido artístico, mas também por expressarem as transformações culturais promovidas ao longo do tempo. Percorrer suas ruas e alamedas é um convite ao reconhecimento deste patrimônio, legado de gerações.

Horário: 9h30 (duração de cerca de 2h)

Local: Cemitério da Santa Casa (Av. Prof. Oscar Pereira, 423, Bairro Azenha)

Inscrições no local, contribuição de R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes e idosos).

28.09 (sábado) — Pedalada Cultural

Percurso de bicicleta, com a Fundação Iberê Camargo como ponto de encontro e saída, e chegada no Memorial do RS. A atividade propõe um passeio conjunto, por diversos cenários e pontos turísticos da cidade, encaminhando a programação do período da tarde na Praça da Alfândega. Há estações Bike POA tanto no local de encontro, como no de chegada. Em caso de chuva, a Pedalada Cultural será cancelada.

Horário: 14h

Local de saída: Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000, Bairro Cristal)

Local de chegada: Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega, Centro Histórico)

Atividade aberta e gratuita.

28.09 (sábado) — performance "Morda-me se for capaz" no Memorial do RS

Com Isadora Porto e Ketelyn Scrittori pelo Coletivo de Arte Tônus, a performance busca dar luz a histórias atravessadas pela Ditadura Militar Argentina.

Horário: 15h (duração de cerca de 30min)

Local: Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega, Centro Histórico)

Atividade aberta e gratuita.

28.09 (sábado) — visita mediada Arquivo Histórico do RS

A atividade terá como tema “Repressão e resistência: documentos do período da ditadura civil-militar do Brasil”.

Horário: 15h30 (duração de cerca de 1h)

Local: Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega, Centro Histórico)

Inscrições gratuitas: bit.ly/PrimaveraArtikin

28.09 (sábado) — oficina “Comida e arte de cozinhar — frutas da estação” no terraço do MARGS

Ministrante: Karina Nery — gastrônoma, confeiteira e estudante de Artes Visuais

Oficina sobre o ato de cozinhar a partir de uma reflexão artística sobre práticas colaborativas. Serão realizados preparos coletivos com frutas da estação, especialmente o morango, com confraternização e compartilhamento dos preparos.

Horário: 16h30 (encontro no foyer do MARGS)

Local: MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico)

Inscrições gratuitas: presenciais, realizadas exclusivamente durante a visita técnica no MARGS (26.09, às 14h) ou nas visitas mediadas às instituições parceiras CHC Santa Casa (24.09, às 13h30), Memorial do RS (25.09, às 14h) e Fundação Iberê Camargo (27.09, às 14h), com a equipe do Núcleo Educativo do MARGS. Vagas limitadas.

Artikin é um coletivo de curadoria, conteúdo e experiência em arte. Acompanhe nosso ecossistema — site-agendamedium youtubeinstagram facebook tumblrgrupo FBnewsletter — fale com a gente artikin@artik.in

ARTIKIN

Written by

ARTIKIN

Artikin é um coletivo de curadoria, conteúdo e experiência em arte — www.artik.in

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade