Copa 2018, grupos e etc

E finalmente chegou o momento que todos nós esperávamos, pois vamos combinar que sorteio de Copa é bem mais excitante que a última convocação antes da Copa.

Bom, o sorteio foi bem interessante, vários personagens sensacionais estiveram presentes.

Sim, a foto do Pelé na cadeira de rodas com Maradona lascando-lhe um beijo na bochecha com o Putin segurando a mão do Rei foi muito massa.

Depois do protocolo todo da Fifa, o sorteio, enfim, começou. E ficou assim:

via Twitter

Começaremos pelo Grupo A. Senhoras e senhores, vamos ter um ardiloso Russia vs. Arabia Saudita na abertura da Copa. Houve muita chiadeira. Eu mesmo li bastante gente reclamando dizendo que será um show de horrores. Eu vejo por outro lado. Acho que são duas seleções fraquíssimas, a Russia tem um ou outro ali que pode dar um medo, mas nada demais. Arabia Saudita terá tudo para fazer uma figuração de luxo nessa Copa. A ver.

Dito isso, acho que será um jogão. Por motivos óbvios, as duas seleções estarão ali sem nada a perder, logo, vão jogar tudo que tiverem direito até por ser uma abertura de Copa, isso é importante.

O que pode dar uma sobrevida a ambas é o fato de elas estarem junto com Uruguai e Egito. Mas Uruguai tem tudo para se classificar em primeiro, ou pode ser que não. Vamos torcer para as zebras darem as caras na Russia, é sempre engraçado e bonito viver coisas que nós, meros telespectadores, não estávamos esperando. Vide a Costa Rica em 2014, a Islância na última Euro, etc.

Palpite para o Grupo A: Uruguai e Egito passam, é o óbvio. Mas seria bom a Russia se classificar por ser a anfitriã. Veremos.

Chegamos ao Grupo B, o famoso grupo da morte. Espanha e Portugal no mesmo grupo, será insano. Bem, é fato de que as duas passarão nesse grupo, o difícil é saber quem passará em primeiro. Palpite: Espanha passa em primeiro. Marrocos e Irã fazem parte do grupo também, foram as seleções azaradas do sorteio. Irã tem uma seleção bem fraca, mas tem um estilo de jogo legal, joga ofensivamente. E Marrocos é uma incógnita, tem um outro ali que pode cometer algum “crime”.

O Grupo C tem França, Dinamarca, Peru e Austrália. Na teoria, grupo bem fácil para os franceses. Nesse grupo quem passa é França e Dinamarca. O nosso Peru ficará pelo caminho, mas sabemos que foi linda a classificação dos peruanos. No fundo, vou torcer pelos peruanos, pelo Guerrero e pelo Farfan. Personagens idolatrados no Peru. Sobre a Austrália, sinceramente não sei. Toda Copa eles apostam todas as fichas em Tim Cahill, pelo menos é a impressão que dá.

Chegamos ao Grupo D, o grupo do reencontro de Argentina e Nigéria. Não é possível, essas seleções devem ter algo em comum. Impressão que fica é que não existe Copa sem Nigéria e Argentina no mesmo grupo. Complementam o grupo Islândia e Croácia. Os senhores vão me desculpar, mas sobre esse grupo prefiro não palpitar. É um equilibro muito grande. Talvez seja o único grupo dessa Copa em que todos os envolvidos tenham chances reais de passar para a próxima fase. Concluo que da mesma forma que nos referimos a “jogão” quando um jogo foi massa de assistir, digo que esse grupo será um “grupão”, devido ao tamanho equilíbrio que vemos.

Rufem os tambores que chegamos ao Grupo E. Grupo de quem? Da seleção brasileira. Pois é, o hexa sairá de um grupo cuja letra começa com “e”de Exa. Tirando as brincadeiras, grupo até que bastante fácil, pelo menos na teoria, para a seleção. Terá um trabalho, acredito eu, com a Suíça, justamente a seleção que vamos enfrentar logo de cara. Será interessante. Acho que passa Brasil e Costa Rica. Eu acredito em Brian Ruiz e ninguém pode me julgar. A Sérvia tem uma seleção interessante também, com Matic e Kolarov como protagonistas. Não creio numa campanha boa o suficiente para passar de fase, mas tudo pode acontecer. Veremos.

O Grupo F tem Alemanha, México, Suécia e Coréia do Sul. Esse é outro grupo que, desculpem o palavreado, mas é desgraçado. De uma coisa sabemos, é indiscutível que Alemanha passará em primeiro nesse grupo. Basta saber quem virá em seguida. Acredito bastante na Suécia, por incrível que pareça. Não acompanhei de perto as Eliminatórias europeias, mas uma seleção que elimina Holanda e Itália, poxa, tem algo de especial nesse molho sueco. Coréia do Sul provavelmente fará o mesmo papel de Arabia Saudita, virá como figurante de luxo, muito por conta de ter dado azar em cair no grupo que caiu. A briga entre México e Suécia será interessante de ver.

Chegamos nos dois últimos grupos, o G e H. Grupos que, vocês vão me desculpar, mas totalmente sem graças.

O G tem Inglaterra, Bélgica, Panamá e Tunísia. Eu postei em uma rede social que Tunísia e Bélgica passariam. Obviamente não falei sério. Acho que quem passa daí é Inglaterra e Bélgica. Mas algo me diz que será um grupo bem sonolento.

Não muito diferente, temos o Grupo H. Polônia, Senegal, Colômbia e Japão.

Haja coração!

Nesse grupo eu só cravo Polônia passando, de resto eu sinceramente não sei. O grupo é tão ruim que até o Japão pode cometer a zebrada. Senegal tem o Mané, tá jogando bem no Liverpool e tudo o mais, mas não dá para falar algo. Esse grupo realmente tá sonolento.

Bom, tomara que me provem o contrário.