Photo by Christin Hume on Unsplash

A Jornada do Herói se tornou bastante popular e tem sido modelo para a criação de diversas histórias ao longo de vários anos, mas claramente esse modelo criado por Joseph Campbell foi destinado aos homens, excluindo características que são próprias da jornada feminina.

Portanto, Maureen Murdock, estudante de Campbell, desenvolveu a Jornada da Heroína, tendo como base os seus estudos e terapias de mulheres, para que as histórias pudessem representar de fato o caminho psicológico e espiritual da mulher contemporânea.

É importante destacar que, apesar das jornadas terem características parecidas, elas são completamente diferentes. Entenda melhor.

Vamos começar do início… O que é a Jornada do Herói?

Para não me alongar…


Sempre foi muito difícil falar de mim mesma. Mostrar as minhas vulnerabilidades, fraquezas e mostrar que eu também erro.

Era bem mais fácil me deixar levar pelo que outras pessoas achavam de mim, dos meus projetos e das decisões que eu deveria tomar.

Eu agradava aos outros, mas desagradava a mim mesma, que continuava com a auto sabotagem, julgamento e crítica de sempre.

Por isso, há meses eu tenho vivido uma longa crise interna. São dias em que me sinto mais vulnerável e, também, quando os gremlins que vivem na minha cabeça insistem em repetir certas acusações.

Um daqueles dias…


Tem uma saudade morando dentro de mim.

E ela possui várias faces, algumas me amedrontam e outras me fazem feliz. Tem algumas que me olham com medo, mas tem outras que choram querendo minha atenção.

Esta saudade não tem tamanho definido, às vezes ela está tão grande que fica presa na minha garganta e me faz chorar de dor.

Tem vezes que ela está tão pequena que eu mal a noto, até penso que ela sumiu. Mas, não. Ela sempre esteve lá.

A minha saudade não tem nome. Ora ela tem um, ora tem vários.

Ela não escolhe dia para…

Aryane Teixeira

Publicitária, produtora de conteúdo e criadora do Projeto ELAS. Conheça: https://www.instagram.com/oprojetoelas/

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store